Tema - Gênero Literário: Chick-Lit

Olá sonhadores!! hoje vamos apresentar uma novidade aqui no blog. Porém antes de tudo quero me desculpar com vocês, eu sei que o blog anda meio esquecido, mas é por uma boa causa, estou focada na minha monografia. No entanto voltei com gás total!!

A nova coluna do blog se chama Bate-Papo Literário que é voltada para o mais diversos assuntos do ramo, vou tentar postar toda segunda-feira sempre com um tema fresquinho. Mas, por hora quero focar em um tema: GÊNEROS LITERÁRIOS, então ao longo desse mês vamos falar dos gêneros literários.

Escolhi esse tema,  por que ao longo dos anos novos gêneros surgiram, faz um ano que estou a frente desse blog literário, porém desde que me entendo por gente adoro ler um bom livro. Mas, depois que me vi envolvida nesse circulo de blogs literários observei que muita coisa mudou ao longo desse tempo e isso inclui os Gêneros Literários.

O Gênero que escolhi dessa semana é Chick-Lit.


Quero deixar claro que o texto que vou utilizar aqui não é de minha autoria, Estou apenas compartilhando uma curiosidade, que  assim como eu existe pessoas que são leigas no assunto.


Pesquisei sobre o assunto e achei um texto da autora: Ana Lucia Santana. Vou postar somente alguns trechos que explica sobre o Gênero;


Definição:Chick-Lit é o gênero literário moderno direcionado para as mulheres, comumente conhecido como ‘literatura de mulherzinha’; ela teve como pioneira a personagem inglesa Bridget Jones, interpretada nas telas cinematográficas pela atriz norte-americana Renée Zellweger em 1997.




A Leitura: A Literatura Chick apresenta um enredo ágil, de fácil digestão, engraçado e cativante; e mais, sem nenhuma pretensão a não ser a de entreter o leitor.

Detalhes do livro: O charme da chik-lit começa no design da própria capa, a qual atrai irresistivelmente a atenção do leitor que busca um livro nas prateleiras; ela é normalmente impactante, em tons avermelhados intensos ou rosados cintilantes, o que já revela a intenção de quem o escreveu, direcioná-lo ao gênero feminino. O que, porém, não exclui os garotos de sua leitura.




Protagonistas: Normalmente as protagonistas da Chic-Lit estão situadas na faixa etária que vai dos 15 aos 30 e poucos anos. São representadas nos livros suas dúvidas, inquietações, dilemas afetivos, profissionais e familiares, e até mesmo suas mínimas obsessões, como, por exemplo, o vício de comprar sapatos, enfim, elementos muito presentes no mundo contemporâneo, ao lado de uma face mais sombria, também abordada neste gênero, as discriminações, os distúrbios emocionais, como os problemas depressivos, as dependências químicas e de toda natureza, a dor da perda vivenciada no luto, entre outras temáticas comuns no universo pós-moderno.

Principais Autoras:

Paula Pimenta, Cinderela Pop ---- Brasileira
Candace Bushnell, Sex and The City
Lauren Weisberger, O Diabo Veste Prada
Marian Keyes,  Melancia
Meg Cabot, O Diário da Princesa
Sophie Kinsella, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Helen Fielding, O Diário de Bridget Jones
Lauren Conrad, L.A. Candy
Emily Giffin,Ame O Que É Seu
Cecily Von Ziegesar, Gossip Girl



Então leitores, deu para entender um pouco? Bom, pessoalmente eu nunca li nenhum livro , embora tenha um livro da autora Marian Keyes atualmente também comprei o livro e Emily Giffin: ame o que é seu acho que tá na hora de eu ler um livro desse Gênero. 

E vocês já leram algum livro desse Gênero? se sim o que achou?


Leia o texto na integra: Aqui

4 comentários

  1. AMO chick-lit. Dos quatro livros que estão no post, amo três e quero muito ler O Diário da Princesa. <3
    E não acho que seja literatura de menininha... meu namorado já leu dois livros da Marian e amou tanto quanto eu :) hihi
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa postagem ainda mais que eu estava conversando sobre isso com uma amiga minha no final de semana.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tentei ler esse livro da Becky Bloom e não consegui, não gostei da narrativa da autora e nem da história!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Na minha humilde opinião, este é um dos melhores gêneros literários, eu adoro, é sempre garantia de diversão!!!
    Melancia é um dos meus favoritos da vida.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras