O que não fazer em uma resenha



Oi gente,

Atualmente estou visitando muitos blogs literários, e tipo: são tantas resenhas brilhantemente escritas, que sinceramente fico com vergonha das minhas ( kkkkkkkkkkk). Porém, cada leitor ou blogueiro tem uma forma particular de escrever sua experiencia com a leitura. E é essa diferença que torna o blog especial e único.

No entanto, infelizmente li algumas resenhas que creio eu, deveriam passar por uma reanalise, não falo dos erros de Português ( eu não me preocupo com isso, eu mesma cometo cada gafe...). Mas falo da FALTA DE RESPEITO, que alguns blogueiros tem com os autores.

O que é uma Resenha Crítica?   

Resenha crítica é um tipo de resumo informativo e interpretativo sobre determinado assunto, seja uma obra literária, cinematográfica, musical e etc.

A maioria dos blogs literários possuem um padrão: uma breve sinopse da história e logo depois escrevem suas opiniões sobre a obra e tudo o que eles acharem interessante. É justamente na hora de criticar que ao meu ver alguns resenhista exageram. Então tendo como base a minha consciência criei essa lista do que não fazer em uma resenha:


1° Frases do tipo: "Esse livro é uma droga ou lixo" e ponto acabou a resenha.

Livro é igual C% cada um tem o seu. Se você achou o livro um lixo, um leitor mais na frente vai amar. Se não gostou, argumente os motivos de não ter gostado. Expresse sua opinião!

2° Falta de respeito com o autor.

Assim como eu, muitos blogueiros já devem terem lido livros que precisavam serem amadurecidos. Mas isso não quer dizer que o autor não tem talento ou que o mesmo não sabe escrever. Dizer que um autor deveria parar de escrever é uma forma desrespeitosa de tratar uma pessoa que passa noites escrevendo, e muitas vezes abdica de certos prazeres, como por exemplo: ficar com a família. 

3° Spoiler

Nem todo mundo gosta de ler Spoiler. Existem várias formas de você escrever uma resenha sem dar tanto spoiler. Eu mesma, quando vejo que não tenho saída, prefiro escrever uma resenha curta. Mas caso você não tenha saída, tente alertar o seu público antes.

4° Resenha longa sem sentindo.

Recentemente li algumas resenhas que para mim não fizeram sentindo. O resenhista misturou assuntos pessoais com a resenha. Ou seja, a resenha perdeu todo o sentindo. Eu mesma divido a minha resenha em partes:


5° Resenhas longas D+

Resenhas longas espantam os leitores, principalmente agora que os blogs estão fazendo transições transformando resenhas escritas em vídeos.  Eu mesma, estou mudando a forma de escrever as minhas resenhas. Atualmente não faço mais um breve resumo, escrevo logo a minha opinião sobre a obra.

Bom, essa é minha pequena lista. Caso você tenha algo acrescentar não deixe de comentar! 



2 comentários

  1. Realmente, é bem chato quando uma resenha tem esses pontos. hahaha
    Adorei as dicas <3
    Beijos!
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é bem chato quando uma resenha tem esses pontos. hahaha
    Adorei as dicas <3
    Beijos!
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras