Dica de Filme: O Escaravelho do Diabo



Que tal iniciarmos a semana como uma ótima dica de filme nacional?

Não sei vocês, mas não sou muito fã de filmes brasileiros ( não me julguem!) infelizmente não tive tanta sorte na questão cinematografia, diferente da literatura. Pois bem, ontem resolvi dá uma chance e não me arrependi.







Uma série de crimes contra pessoas ruivas assusta uma cidade do interior. Após a morte de seu irmão, Foguinho, Alberto, garoto de 13 anos, decide investigar o que está acontecendo e conta com a ajuda do experiente, porém esquecido, Inspetor Pimentel (Marcos Caruso).













Inspirado no livro O Escaravelho do Diabo escrito pela autora Lúcia Machado de Almeida, publicado originalmente em 1953, o livro fez tanto sucesso que foi republicado em 1974 pela a famosa (entre os jovens da década de 70) série Vaga-Lume e de lá pra cá o livro ganhou 26 novas republicações e em 2016 ganhou uma versão para o cinema.


Resultado de imagem para o escaravelho do diabo livro vaga lume
 
A historia se passa em Vista Alegre, uma pequena cidade no interior de São Paulo. Começa quando o personagem Hugo, irmão de Alberto, recebe um misterioso pacote com um escaravelho (besouro preto) dentro. Contudo, não se interessa com a origem do presente, pois pensa que é uma pegadinha de seus amigos. No dia seguinte, Hugo é encontrado morto com uma espada cravada em seu peito. Inconformado com a morte de seu irmão, Alberto vai atrás do assassino.









 O filme em si me agradou muito mas não cheguei a amar... Porém, mesmo assim não me arrependo de ter assistido, ele cumpriu bem o seu papel. O roteiro é muito bom ( apesar de não ser fiel ao livro, houve grandes mudança). Gostei muito do suspense é justamente isso que me fez ficar vidrada na Tv em paralelo com o enredo central existe uma outra história que se passa muitos anos antes que na verdade é o motivo pelo qual o assassino persegue apenas pessoas ruivas e a obsessão por Escaravelho. 
O filme em si não é cansativo e finaliza deixando uma vontade de quero mais. É um filme perfeito para a família toda, o que me deixou bastante surpresa é a falta de erotismo que é praticamente normal nos filmes brasileiros, além da grande quantidade de palavrões que sabemos ser quase 40% das falas, ele meio que restada aquela ingenuidade de uma cidade de interior, os personagens são carismáticos tanto Alberto interpretado por Thiago Rosseti e o delegado Rubens Pimentel interpretado por Marcus Caruso 

O Escaravelho do Diabo : Foto
Alberto interpretado por Thiago Rosseti 

O Escaravelho do Diabo : Foto
Rubens Pimentel interpretado por Marcus Caruso 

  Para ler mais sobre o filme e críticas: Acesse aqui



42 comentários

  1. Eu li esse livro há muitos anos atrás e gostei muito quando vi que lançariam uma adaptação cinematográfica fiquei bem feliz. É uma boa história que prende a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li, porém faz muito tempo, gostei do filme é uma verdadeira sessão para a família.

      Excluir
  2. Eu li esse livro criança e mal me lembro dele, pra ser honesta. Mas lembro que era uma trama infantil, então, não me estranha a falta de sexualidade. Eu fiquei com vontade de reler, pra ver o filme.

    Parabéns pela resenha e obrigada por prestigiar o mercado brasileiro. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que o diretor manteve esse ar infantil, as vezes querem fazer algo diferente - uma releitura- e acaba estragando.

      Excluir
  3. Quando soube que esse filme estava sendo gravado, fiquei muito curiosa para assisti-lo, mas acabei esquecendo e seu post me fez lembrar dele.
    Adorei o livro e acho que antes de assistir, vou ler o livro novamente.
    Adorava a coleção Vagalume. rs
    Valeu pela dica!
    Beijão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sabia que esse filme estava sendo gravado, optei por assisti-lo inicialmente sem saber que era uma adaptação do livro, só depois dos créditos que me atentei ao livro. Eu mesma irei iniciar a releitura.

      Excluir
  4. Olá
    Também sou dessas que não consegue se empolgar muito com o cinema nacional, eu tenho vontade de assistir O Escaravelho, mas ainda não tive a oportunidade, li o livro quando era criança e lembro que tinha gostado muito.

    ResponderExcluir
  5. Oi Wanderléa!
    Eu li esse livro quando era criança, lembro que gostava dele mas não lembrava mais a história. Estou curiosa para ver o filme.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sora!

      Assim como você não lembro muito bem do enredo,precisamos ler novamente!

      Excluir
  6. Nossa! Li esse livro na escola, e não sabia do filme, vou procurar assistir o filme com certeza, adorei a dica. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li na escola, precisei ler para fazer um trabalho, lembro que inicialmente eu não queria, mas depois do segundo capítulo não parei mais.

      Excluir
  7. Oi Wanderleia, apesar de ter lido e gostado do livro, a verdade é que não consegui ver o filme ainda. Mas é muito bom saber que vale a pena sentar e ver.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá! Acredita, que ainda não vi esse filme. Cara! Esse livro fez parte da minha vida, ou melhor, toda série vagalume. Vou aproveitar o final de semana e curti esse filme. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael acho que essa série faz parte da vida de toda uma geração!

      Excluir
  9. Não assisti o filme, mas li o livro quando era criança e lembro que tinha gostado muito. Quero ver como ficou essa adaptação.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari,

      A Adaptação não é 100% fiel ao livro, existem algumas mudanças até por causa do mercado que é bem diferente, mas creio que você irá gostar muito.,

      Excluir
  10. Oiii Wanderléia

    Estou tão por fora de cinema que acredita que nem sabia que haviam adaptado esse livro para filme? Achei até interessante, apesar de não ter sido um filme que te marcasse e te encantasse completamente, pelo menos ele cumpriu seu papel e foi bem feito. Acho que assistiria esse filme sim, por curiosidade mesmo de conhecer a história adaptada ao cinema.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice, assim como você não estou por dentro da industria do cinema... prefiro livros, sobre o filme ele cumpriu sua missão!

      Excluir
  11. Não te critico por não gostar de filmes brasileiros, confesso que eu também não sou muito fã. Mas fico feliz de terem feito uma adaptação de um livro brasileiro, e fiquei curiosa pelo filme. Assim que puder irei conferir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque!
      Realmente não sou fã dos filmes brasileiros que ressaltei na resenha, é muito palavrão e creio que o Brasil não é um pais só de palavras de baixo calão. Aos poucos venho descobrindo que existem filmes nacional que merecem serem prestigiados.

      Excluir
  12. Olá!
    Não sabia que tinham feito um filme a respeito desse livro. Confesso que ainda não o li, mas tenho muito interesse pela história! Uma pena o filma não ser fiel a ela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea.

      Realmente é uma pena dificilmente você encontra um filme fiel ao livro.

      Excluir
  13. Olá.
    Eu ainda não assisti o filme, mas eu já li o livro. Eu adorava a série Vaga Lume quando era mais nova, li um monte de livros assim. Eu espero gostar do filme, pois só escuto coisas maravilhosas.
    Entendo que não goste de filmes brasileiros, eu também não sou tão fã assim
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mykia - sobre a série li apenas uns 5 livros, creio que ela fez parte da infância de muita gente é bem nostálgico.

      Excluir
  14. Oi Wanderleia!
    Eu amo esse livro! Da coleção Vaga-lume ele é o meu preferido entre tantas histórias bacanas. *-* Quando soube do filme surtei, mas ainda não assisti.
    Confesso que algumas mudanças na trama não me agradaram muito e esse foi o principal motivo de ainda não ter visto. Mas ainda pretendo ver, sabe-se lá quando.
    Fico feliz que tenha gostado do filme. Espero que outros filmes nacionais venham a te surpreender futuramente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neyla, eu também espero que outros filmes nacionais possam me surpreender, ando pesquisando outros títulos.

      Excluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu soube desse filme, mas não fiquei muito curiosa para assistir. Acho que, assim como o livro, ele é voltado para um público mais jovem e acho que eu não teria muita paciência. Talvez se eu já tivesse lido o livro, até sentiria curiosidade para assistir, mas como não é o caso, vou passar a dica.
    No entanto, acredito que seja legal para os mais jovens, ou pais com filhos crianças/adolescentes e pessoas que já tenham lido o livro. Fico feliz que, mesmo não tendo achado ótimo, você gostou do filme e espero que isso te leve a tentar assistir outros filmes nacionais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luiza,

      Realmente o filme é para o público mais juvenil, as vezes é bom sair um pouco da rotina.

      Excluir
  16. Oie
    muito legal sua resenha e saber mais do enredo que é famoso ha um bom tempo, ouvi falar sobre o filme mas ainda não tive oportunidade e penso em ler o tão famoso livro antes, muito legal sua dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  17. a série Vagalume é maravilhosa... quero muito ver essa adaptação, embora não se assemelhe 100% à obra...
    aaah, eu amo cinema brasileiro, tive até uma ideia de post sobre isso... haahha
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, vejo que vc é muito fã de filmes nacionais fico feliz por isso, assim que postar volte aqui e deixe o link.

      Excluir
  18. Oi Wanderlea!
    Eu não vi o filme, mas o li o livro na época da escola. Acho que li quase tudo da série vaga-lume. Eu fiquei com medo de ver o filme e ficar decepcionada!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Acompanhei as críticas quando o filme foi lançado, mas acabei não assistindo, pois queria ler o livro antes. Até agora não fiz nenhuma das duas coisas, mas pretendo fazer o quanto antes. A sua resenha ficou muito boa, adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice,

      Fico feliz que tenha gostado da resenha, ou tentativa de resenha kkk, espero que você consiga ler o livro e logo depois assista! beijos.

      Excluir
  20. Já ouvi falar desse filme mas nunca me animei a assistir.
    O livro me interessa um pouco mais.

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Super normal eu mesma só assistir por causa da capa do filme kkkkkkkk beijos

      Excluir
  21. Oi tudo bem?
    Ano passado eu li o livro e gostei muito. Espero que no filme eles não tenham mudado nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nilton,

      Infelizmente houve algumas mudança, mas creio que mesmo assim tu irá gostar, beijos

      Excluir
  22. Que bom que gostou, mesmo que não tenha amado. Eu era apaixonada por esse livro mas já não me lembro direito do enredo, vou reler e ver o filme com certeza, espero curtir.

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras