Treta no mundo literário.







Não sei se vocês acompanharam a repercussão sobre a nova capa(antiga) do romance da linda autora Babi A. Sette. Caso não tenha visto vou resumir: Tudo aconteceu porque a autora juntamente com sua equipe lançou uma nova versão para o livro: Senhorita Aurora. Essa capa não agradou seus fãs que já estavam acostumado com a antiga versão.

Resultado de imagem para A SENHORA AURORA ROMANCE
Versão antiga em E-book


Resultado de imagem para A SENHORA AURORA ROMANCE nova capa


Capa liberada
Após a liberação da nova capa, ficou evidente que os fãs não curtiram. Choveu comentário negativos tanto na página da autora, quanto na página da Editora Verus. Amo a forma como os autores nacionais abrem espaços para seus fãs, permitindo a interação no processo criativo (Quando ainda estão criando a história) e no processo de produção (criação de capa, layout e etc...) Mas até que ponto isso é saudável para o escritor? 

Vejo tantos blogueiros, autores e leitores levantando a bandeira - NÃO JULGUE O LIVRO PELA CAPA - Mas não é isso que vem acontecendo, deixar de prestigiar o autor só porque não gostou da capa para mim isso não é comportamento de fã e muito menos de leitor.

O que é mais importante um bom enredo ou uma bela capa? 

Atualmente poucas editoras estão abrindo espaço para que os leitores possam opinar sobre seus trabalhos e com razão. As pessoas querem impor suas opiniões de uma forma que na maiorias das vezes chega a ser grosseiro e rude, sem pensar que por trás de uma simples capa existe todo o trabalho de um profissional.

Gosto é algo relativo, cada um tem o seu... Vivemos em uma sociedade "democrática" cada um é livre para pensar e agir conforme seus valores. O que me deixou p da vida foi ler comentários grosseiros, de baixo nível.

Entendo que quando gostamos de um romance um laço emocional é criado e passamos a defendê-lo com unhas e dentes, mas antes de ser o "nosso livro preferido" ele pertence ao autor, o idealizador, o criador, tenho certeza mesmo na fase inicial do romance o autor já tem em mente a capa que irá representá-lo, acredito que ninguém melhor que o autor sabe o que é melhor para o seu trabalho, até porque a capa também faz parte da "ideia" do autor, o capista apenas entra com a mão na massa.

Foram tantos comentários negativos que a autora teve que se pronunciar:

SOBRE A CAPA SENHORITA AURORA: Queridos leitores, desde que a pré-venda de Senhorita Aurora foi liberada na Saraiva e a capa nova foi revelada, tenho sido marcada junto à minha editora em inúmeros posts que deixam evidente a sensação de vocês com a nova proposta para o meu esperado romance: Senhorita Aurora.Então, acho legal colocar aqui alguns esclarecimentos importantes já que mais uma vez, Senhorita Aurora se tornou o tema dentro de grupos de leitores e nas redes na ultima semana.
A escolha da capa nova como já tinha deixado claro em meu grupo de leitores, antes mesmo de ela ser revelada, não foi uma decisão tomada somente pela editora, muito pelo contrário, eu e minhas agentes Increasyfomos ouvidas desde o começo e decidimos juntos pela capa que vocês conheceram recentemente. E particularmente gostamos muito da nova proposta.
Verus Editora e o Grupo Editorial Record sempre tão cuidadosos e profissionais em todo o processo de edição fizeram questão de contratar a talentosa capista Marina Avila que trabalha comigo desde o meu primeiro livro, preocupados, não somente em criar um resultado positivo mercadológico, como também, em agradar meus leitores e os fãs da história.
Entendo que gosto é realmente uma questão muito particular, pois, pelo que pude perceber, a maior parte dos comentários relacionados à capa, não foram positivos. Poucas pessoas se identificaram com a nova proposta visual do romance. E, como disse em meu grupo fechado eu estava atenta a tudo o que vocês vinham falando e sentindo.
Fui marcada em posts que educadamente e com muito respeito e carinho pediam ou sugeriam a alteração da capa atual ou a volta para capa da publicação do ebook.
Mas nesse dias, infelizmente, também vi comentários bastante depreciativos sobre o tema. O que é no meu entender, uma lástima. Vi inclusive chacotas e piadas de mau gosto.
Nessas horas, devemos lembrar que o respeito com o trabalho desenvolvido com tanto amor por tantos profissionais, deveria ser sempre o fio condutor para expressarmos nossa opinião sincera sobre qualquer tema.
Para que saibam eu, minha agencia literária e a minha editora, trabalhamos juntos e exaustivamente para alcançarmos o melhor resultado possível em qualquer publicação, não seria diferente com um romance tão querido e aguardado por vocês.
Diante de tudo o que aconteceu estamos estudando novos caminhos, voltaremos com mais informações em breve.
Obrigada pelo carinho e compreensão,
Babi
A escolha da capa nova como já tinha deixado claro em meu grupo de leitores, antes mesmo de ela ser revelada, não foi uma decisão tomada somente pela editora, muito pelo contrário, eu e minhas agentes Increasyfomos ouvidas desde o começo e decidimos juntos pela capa que vocês conheceram recentemente. E particularmente gostamos muito da nova proposta. Verus Editora e o Grupo Editorial Record sempre tão cuidadosos e profissionais em todo o processo de edição fizeram questão de contratar a talentosa capista Marina Avila que trabalha comigo desde o meu primeiro livro, preocupados, não somente em criar um resultado positivo mercadológico, como também, em agradar meus leitores e os fãs da história.Entendo que gosto é realmente uma questão muito particular, pois, pelo que pude perceber, a maior parte dos comentários relacionados à capa, não foram positivos. Poucas pessoas se identificaram com a nova proposta visual do romance. E, como disse em meu grupo fechado eu estava atenta a tudo o que vocês vinham falando e sentindo. Fui marcada em posts que educadamente e com muito respeito e carinho pediam ou sugeriam a alteração da capa atual ou a volta para capa da publicação do ebook. Mas nesse dias, infelizmente, também vi comentários bastante depreciativos sobre o tema. O que é no meu entender, uma lástima. Vi inclusive chacotas e piadas de mau gosto. Nessas horas, devemos lembrar que o respeito com o trabalho desenvolvido com tanto amor por tantos profissionais, deveria ser sempre o fio condutor para expressarmos nossa opinião sincera sobre qualquer tema. Para que saibam eu, minha agencia literária e a minha editora, trabalhamos juntos e exaustivamente para alcançarmos o melhor resultado possível em qualquer publicação, não seria diferente com um romance tão querido e aguardado por vocês.Diante de tudo o que aconteceu estamos estudando novos caminhos, voltaremos com mais informações em breve. Obrigada pelo carinho e compreensão,Babi
Fonte: https://www.facebook.com/search/top/?q=babi%20a.%20sette


Após toda a chuva de críticas construtivas e negativas tanto a autora quanto a editora em conjunto preferiram manter a antiga capa, porém houve apenas algumas mudanças.






A autora foi muito prestativa além de declarar seu amor aos fãs, mas não vamos usar esse respeito do autor pelos fãs de uma forma negativa, vamos tentar se colocar no lugar do outro. Deixo registrado aqui que o meu incômodo com a situação foi justamente a falta de respeito de muitos comentários dos tais "fãs".




26 comentários

  1. Que bobeira né menina?! tudo bem que a capa antiga era mais bonita(na minha opinião), mas fazer a autora mudar... achei meio drástico. Lindo seu blog,adorei <3


    http://oiisabel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Izabel, ainda bem que a autora foi super fofa e a editora também soube resolver esse impasse.

      Excluir
  2. Nossa senhora! Triste isso! Digo que tanto a capa quanto um belo enredo são importantes. Mas uma bela capa não sobrevive a um péssimo enredo! Já o contrário é bem possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho do seu raciocínio, um bom enredo pode sim sobreviver sem uma capa bonita, agora ao contrário não. Tenho muitos exemplos de livros com capas linda mais o enredo não é tão bom assim.

      Excluir
  3. Poxa que situação chata, quantos leitores críticos.
    Se a história é boa, e a autora gostou da capa é o que importa, ainda mais quando se é escritor brasileiro, tudo é muito difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Vanessa, a situação dos escritores brasileiros não é fácil, viver de cultura aqui no Brasil não é algo tão atrativo, e ainda tem alguns fãs que se impõe com coisas desnecessárias.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Caramba, o pessoal gosta de criar treta por pouca coisa, ein?! Imagino como a autora deve ter ficado, mas ainda assim foi uma fofa. Achei lindas as 3 capas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi realmente foi muito fofa e gentil, uma verdadeira dama. Mas tem que ser assim mesmo, até porque praticamente todos os seus fãs não gostaram.

      Excluir
  5. Olá, Olá! Eu vi essas duas capas em evidência essa semana, mas devido a correria não dei atenção para o que estava acontecendo.

    Confesso que sou do time que vota com garra na primeira capa, a cinza. Não gostei da nova capa. No entanto, como você disse, com a Babi também pontuou, é triste ver tantos comentários depreciativos. Boa parte das pessoas contam com uma falta de educação e de sensibilidade que me impressiona e também me deixa triste.

    Fiquei feliz por ter mudado de capa a tempo (gostei das pequenas mudanças, exceto pela fonte que decidiram manter, rs.).

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego! Assim como você gosto da primeira capa. Porém, o que eu não gostei foi de comentários depreciativos, nada construtivos, pelo contrário apenas atrapalha.

      Excluir
  6. Que coisa, nunca soube de nada parecido, briga por causa de capa de livro...Achei todas as capas bonitas, não sei porque o povo implicou tanto.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Acompanhei essa confusão em relação a capa da Babi e sinceramente achei que as pessoas estão se importando com algo que não deveria merecer tanta atenção. Confesso que a nova capa (a rosa) não me agradou tanto, mas achei "Ok". A antiga também não é minha favorita.
    Um ponto positivo nesta confusão, é que os leitores da autora foram ouvidos e isto mostra que Editora e Autora estão preocupados com seu público!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice, sim isso é verdade isso só mostrou que tanto a autora e a editora trabalharam para buscar soluções para essa tempestade.

      Excluir
  8. Acho que com a internet as pessoas perderam um pouco a noção do que é opinião e do que é falta de respeito. É legal a editora ouvir o que os leitores querem, mas vamos manter o respeito, galera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainá é exatamente isso que acho, as pessoas perderam a noção de educação, bom senso e respeito para com o próximo. Crísticas construtivas é bem diferente de críticas negativas.

      Excluir
  9. Nossa, que absurdo!! Não estava sabendo disso, nem conheço o livro, mas já fiquei muito chateada com essas pessoas superficiais que perderam seu tempo falando mal da capa de um livro sem considerar a história! Editora e autora tentam fazer um trabalho legal e essas pessoas estranhas ficam atrapalhando o trabalho alheio.... Que horror!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horror mesmo, os autores já abrem espaço para o leitor ser mais ativo, ajudando na história ou até mesmo escolhendo a capa. Porém alguns não souberam usar isso de uma forma positiva, criando uma confusão desnecessária.

      Excluir
  10. Se vez enquando é bom dar uma balanceada pois ficar no mesmo torna-se monótono...
    Que bom que no final acabou num final feliz...RS
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Alohaaa!!!

    meninaaa eu vi essa treta!!! Hoje em dia tá assim!! Se não gostou criticam na maior, não querem saber mais de nada!

    Também acho louvável a atitude da autora e da Editora, até porque quem compra os livros somos nós, devo confessar que fico muito feliz quando vejo uma editora pedindo a sugestão dos leitores para as suas capas ^_^

    Menina que legal vi agora que você é uma parceira da Harlequim *.* Tamo junta!! o/


    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alohaaa! Parceira, tamo juntas no mesmo barco, e que barco em! A atitude da autora e editora foram mais que positivo, eles estão de parabéns.

      Excluir
  12. Oi!
    Eu gostei muito do seu post porque vi a repercussão que essa capa teve. Assim, eu acho legal votar nas capas mas ficar impondo a opinião de forma grosseira não é nada legal. Tá certo que a capa desenvolvido por eles não era a melhor, mas temos que levar em conta o trabalho que a arte e criação de capa teve para fazer tal coisa também. Não é só chegar lá e achar que tá feio, e pedir pra trocar.
    Graças ao bom senso trocaram, mas ainda assim não me sentiria mal se fosse a outra capa também, até porque o que vale mesmo é a história.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Miriã, o que vale é o enredo! Mas no fim deu certo. Obrigada por sua visita.

      Excluir
  13. Já que é pra tretar...vamos tretar...a antiga capa era mais bonita hauhauahua.
    Na real o enredo é que importa, mas se eu fosse comprar pela capa, iria comprar o antigo.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que achei a capa antiga mais bonita mesmo. Mas e daí?

    Ai, jesus do céu, fã é uma coisa muito fanática mesmo, o pessoal tem que parar de achar que é dono das coisas que gosta e tentar dar valor a quem fez a obra. Isso é muito doido. Credo.

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras