Resenha: A última mensagem de Hiroshima


Como sobreviver com a mente cheia de memórias da Segunda Guerra Mundial? Como lidar com o trauma de ter presenciado a destruição arrebatadora de uma bomba atômica praticamente ao seu lado? E como pensar em salvar civis quando sua própria vida está em jogo? Conheça neste livro a história do Sr. Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica que dizimou milhares de seres humanos e que até hoje manifesta efeitos na saúde física e mental da população de Hiroshima e de Nagasaki.Era 6 de agosto de 1945. Ninguém poderia prever, mas foi neste dia que a vida de inúmeros japoneses – e das gerações subsequentes – mudaria para sempre. As consequências da bomba atômica foram devastadoras, e não apenas no que diz respeito à saúde daqueles que se encontravam nas imediações do epicentro, como é o caso do Sr. Takashi, que exercia o ofício de soldado na época. Para além das numerosas enfermidades oriundas da intensa radiação emitida em Hiroshima e Nagasaki, os atingidos pelas bombas sofreram muita discriminação, principalmente pelo fato de as consequências decorrentes da radiação para os sobreviventes e seus descendentes serem ainda uma incógnita.
Após sofrer situações tão devastadoras como as que o Sr. Takashi viveu, muitos de nós provavelmente sucumbiríamos ao rancor. A sabedoria, no entanto, com a qual ele enfrentou suas memórias mais sombrias é inspiradora. Quando questionado a respeito de suas mágoas com relação aos norte-americanos, responsáveis pelo envio da bomba atômica a Hiroshima, o veterano responde: "Estavam apenas fazendo o seu trabalho."
O perdão, a compreensão, a empatia e todos os laços e fortalezas construídos em detrimento de um passado que é impossível de esquecer são lições que o Sr. Takashi, agora um comerciante de 92 anos que vive no Brasil, visa nos ensinar neste emocionante relato.

ISBN-13: 9788550301143
ISBN-10: 8550301140
Ano: 2017 / Páginas: 152
Idioma: português
Editora: Universo dos Livros






Assim que peguei nesse livro eu sabia que deveria levá-lo para casa e logo em seguida lê-lo. Intimamente eu já suspeitava que a história do Sr. Takashi iria mudar minha visão de mundo e principalmente entender o que é o verdadeiro sentindo do perdão. Não vou me alongar nessa resenha já que é um enredo objetivo sem floreios, uma verdade nua e crua de duas cidades e de milhões de pessoas que pelo egoísmo humano sofreram um verdadeiro inferno.

A última mensagem de Hiroshima é uma autobiografia de um sobrevivente da vida e da bomba atômica.

Durante a narração de sua vida é gritante como esse homem foi forte e lutou por seus sonhos e objetivos, ele tinha tudo para chegar na velhice de coração duro, no entanto fez o contrário.

Fiquei tocada e chocada no momento em que ele lembra do dia 06 de agosto de 1945, o dia em que Hiroshima foi surpreendida com a bomba atômica. Ele descreve o cheiro, a loucura, o sofrimento de  milhares de pessoas, jovens, adultos e crianças das quais antes mesmo de piscarem os olhos foram desintegradas.

Resultado de imagem para bomba atomica hiroshima

Resultado de imagem para data da bomba hiroshima
É triste saber até que ponto a maldade humana pode ir, fiquei ainda mais triste em saber que Albert Einstein contribuiu para a criação da bomba atômica no projeto Manhattan em 1939 - maiores informaçõesBrasil escola

Imagem relacionada

O livro em si é um alerta para a humanidade sobre os perigos da guerra e principalmente com projetos que incluem bombas nucleares. Apesar dos tristes e angustiantes relatos, o livro também ensina sobre o perdão: por maior sofrimento que o Sr. Takashi passou ele jamais culpou os Estados Unidos ou mesmo o Japão. O único culpado é a guerra.


Como pessoa aprendi muito lendo as 157 páginas. Aprendi principalmente em não desistir dos meus sonhos e planos, e que o amor ao próximo é a força que o mundo precisa. Às vezes praguejamos quando estamos diante de um problema, em outras até desistimos de algum sonho. O Sr. Takashi me mostrou que por maior que seja a minha dificuldade eu posso superar, a vida é o maior bem que temos e devemos usá-la para o bem e principalmente ajudar o próximo.




11 comentários

  1. Que resenha linda, quero muito ler esse livro. Como assim Albert Einstein contribuiu? Nas adversidades procuro sempre lembrar dessa frase '' Só o amor é capaz!''.
    O amor é capaz das melhores dádivas ao ser humano, uma pena que não sabemos usá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um acontecimento muito triste que ocorreu no Japão, aliás tudo o que envolve a guerra é repleto de tristeza. No fundo essa é uma história de superação, apesar de todo o trauma e as adversidades o protagonista conseguiu seguir em frente.

    ResponderExcluir
  3. Nossa deve ser uma trama bem intensa, a gente fica pensando o tempo todo se fossemos nós em um momento como esse é um trauma para quem passou por isso, muito boa a sua indicação.

    ResponderExcluir
  4. Menina,
    q livro poderoso! Adorei! E olha que tem duas coisas que estão muito na vibe contemporânea atual: a escrita de memória e a escrita de guerra.
    E q bom que vc tirou boas lições no final! A maioria dos livros de guerra (os memoriais) apenas nos ensinam que o caos é inevitável. Uma pena.
    Certamente entrou na minha lista de livros, ainda mais por refletir de forma tão bela que " O único culpado é a guerra".

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Livros como esse são sempre um peso e, ao mesmo tempo, um alívio. Peso porque atitudes desumanas resultantes das guerras (que pouco têm de humano também) são sempre terríveis de serem relembradas e revividas, especialmente quando olhamos pelo lado daqueles que mais sofreram com elas. Alívio porque é significa que ainda há esperança, apesar de todo o horror. O sr. Takashi é certamente um exemplo de que as coisas podem ser melhores, ler sua história deve ser inspirador

    ResponderExcluir
  6. Ai meu coração dói sempre que vejo essa imagem da bomba. É muito triste e apavorante saber onde a maldade do seu humano pode chegar.
    Achei muito inspirador o fato do Sr. Takashi não culpar os EUA ou o Japão por esse desastre. Realmente não é culpa deles, porque tanto nos EUA quanto no Japão vivem pessoas que não têm nada a ver com tudo isso, são inocentes. Os culpados são os líderes desses países que não cansam de viver em guerra. Fazem guerra com a desculpa de trazer paz, isso é ridículo.
    Esse tipo de livro é sempre muito tocante. Sempre me emociono com as histórias de guerras, principalmente da 2ª Guerra que foi tão cruel.
    Parabéns pela resenha!

    Grande beijo,
    Letícia Franca
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Gostei muito da sua abordagem sobre a 2 GM, é assunto que não me canso em ler e mostrar pela perspectiva de pessoas que sobreviveram como o Sr. Takashi é uma grande lição de vida.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia esse livro e não é muito o estilo que leio, mas é sempre bom ler resenhas sobre livros com assuntos importantes e históricos. Parece ser uma história bem sensível e reflexiva sobre os efeitos da guerra que é bem triste e infelizmente as pessoas acham que a guerra é a melhor solução, fiquei interessada em ler essa história e espero gostar!

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Wanderlea!!
    Nossa, esse tema sempre me trás lágrimas aos olhos. Há um tempo atrás, eu li um livro com relato de quatro sobreviventes e eu fiquei muito impactada com tudo que eles passaram. Eu não conhecia esse, mas fiquei interessada em saber mais sobre a história do Sr. Takashi. Eu realmente não sabia que Einstein tinha feito parte desse projeto.
    Ótima resenha.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, primeiro, gostaria de parabenizar pela resenha e pelo livro escolhido! Acho interessante a leitura da segunda guerra, ainda mais quando se tem relatos de pessoas que passaram pelo contexto daquela época. Impressionante que existam testemunhas vivas daquele fatídico dia no Japão e quem moram no Brasil. O Sr. Takashi deve ter muita história pra contar sobre este momento, com certeza irei ler este livro.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Não sou uma grande fã de biografias ou autobiografias, mas esta me emocionou bastante (a história em si já emociona muita gente, e como complemento a sua resenha ficou muito boa)
    Bjs e sucesso com o blog!
    https://escritorawhovian.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras