Resenha: Um beijo - Leandro Zapata

“Meu nome é Andrew Lima. Sou um rapaz convencional que mora sem São Paulo; sou alto, forte, atlético, bonito, inteligen… [Mayara socou meu ombro, dizendo que eu deveria dizer a verdade, e não inventar coisas para atrair garotas; reviro os olhos para ela]. Na verdade eu tenho estatura média, não sou forte, muito menos atlético; de fato, o único esporte que pratico é jogar vídeo-game. [Feliz?] E essa é a história da minha vida. Não tem nada de diferente, talvez exceto por ela, a garota dos meus sonhos.”O destino as vezes gosta de brincar com as pessoas, espalhando pequenas pistas do futuro nas vidas daqueles que lhe chamam a atenção. Com Andrew não foi diferente. Ele conheceu a garota que mudaria sua história, mas inúmeras vezes o destino os separou, apenas para prepará-los para o que ele mesmo tinha reservado aos dois.
ISBN: B897643F5J
Ano: 2017 / Páginas: 250
Idioma: português 
Editora: Sonho Azul








Olá pessoas lindas! Vamos de mais uma resenha que já deveria ter sido publicada aqui no blog, infelizmente meu notebook estava no conserto, mas chega de papo e vamos lá!

Nessa resenha vou ser bem mais objetiva já que o enredo tem 187 páginas e não quero dar spoiler. Leandro Zapata nos leva ao mundo jovial e nerd de Andrew que inicialmente o conhecemos com 14 anos, e como todo garoto nessa idade ele não se acha atraente. Andrew é apaixonado por mangás (eu também adoro) além de ser um leitor voraz. Tem como melhor amiga Mayara, eles se conheceram ainda muito jovens aos 3 anos de idade. Entre eles rola uma amizade que em um determinado momento Mayara passa a ter um sentimento a mais, no escurinho do cinema rola um beijo tímido e inocente já que ambos nunca haviam beijado. Na mesma noite, Andrew conhece a menina dos seus sonhos, Ana, que estava na sua loja de mangá favorita e aparentemente gostava das mesmas coisas que ele. Nesse momento Andrew tem sua primeira paixão. Esse sentimento cresce a cada momento e, para ele, ela era a mulher da sua vida; mas o destino preparou uma reviravolta.

Narrado em primeira pessoa o leitor é levado a conhecer a vida do personagem Andrew, desde a sua adolescência com todos os seus anseios, paixões e decepções até a sua fase adulta. A construção do personagem segue de acordo com as fases, ou seja, percebemos o amadurecimento e a visão de vida.

Particularmente gostei muito da história, principalmente dos giros que aconteceu com Andrew e seu relacionamento com Ana (tem muito da vida real aqui). No entanto em alguns momentos achei que a história precisava ter sido mais aprofundada, por exemplo: na minha opinião, o relacionamento entre Andrew e Alicia foi o ponto crucial para o desenvolvimento e amadurecimento do personagem. Deu uma sensação de que o autor estava querendo finalizar o mais rápido possível...

Por mais previsível que seja, a leitura é prazerosa,  especialmente a naturalidade das falas dos personagens. De todos os personagens, com exceção do protagonista, gostei muito da Mayara, fiquei feliz pela a escolha desse nome bem brasileiro e percebo que muitos autores nacionais esquecem muito desse pequeno detalhe: um romance nacional precisa ter nomes brasileiros! Histórias que se passam aqui no Brasil! Então tiro o chapéu nesse ponto, representou muitas Mayaras nordestinas (risos).

Recomendo? Sim. É um livro perfeito para jovens leitores que buscam histórias que sejam espelhos da sua realidade. 



Foto -Leandro ZapataLeandro Zapata é um autor satisfeito que já escreveu e traduziu para blogs. Secretário de dia, literato de noite e leitor voraz dos transportes públicos da capital de São Paulo, ele odeia referir a si mesmo na terceira pessoa, mas pode ser persuadido a fazer de tempos em tempos.

Por alguma razão, sua história mais conhecida é um tanto mórbida, já que começa no que em que o personagem principal morre. As pessoas têm gostos estranhos. Todavia, Leandro tem que admitir que Afterlife é uma história insigne.

Além deste, ele também criou o personagem mais sagaz e fenomenal, Aaron Van Helsing, em seu livro A Maldição de Romeu e Julieta, um livro tão incrível que muitas mentes explodiram depois de lê-lo. A principal reclamação, porém, veio depois do lançamento de Um Beijo, um romance tão doce que deu diabetes para centenas de mulheres.
Seu maior sonho é viver de contar histórias


Facebook / Instagram / Site / Skoob / Blog / Wattpad / Luvbook / Widbook


8 comentários

  1. Dificilmente leio livros com personagem principal masculino, não prq não goste, mas por ainda não ter achado um que chamasse a minha atenção.
    Gostei bastante deste livro.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Wanderléa, tudo bem?

    Ainda não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer mais do enredo. Gosto do fato do autor trazer essa adolescência do personagem e principalmente do fato dele ser um leitor voraz, isso me anima bastante. Também tenho sentido falta de nomes brasileiros para as obras nacionais, esse foi um ótimo ponto que você tocou. Vou colocar a obra na lista e espero poder ler em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas fiquei bem curioso agora, principalmente em saber que é de um escritor brasileiro. Tenho interesse na literatura do nosso país. Anotei aqui o nome da obra e irei dar uma olhada mais detalhada.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante a indicação de um livro de um autor brasileiro contemporâneo. Achei interessante o livro, apesar de ser uma história de romance ideal, fugir um pouco dos clichês, a começar pelo personagem principal, que não é o tipo galã poderoso e sedutor que costuma aparecer. É pessoa comum. Pena que o fim, pelo que você diz, é previsível... Às vezes, a pressa pode ser inimiga do texto, não é?
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Wanderléa! Não conhecia o livro ou o autor, mas achei a ideia muito legal. Gosto de narrativas masculinas. E achei a premissa super interessante de ir acompanhando a evolução do Andrew e seu amadurecimento. Fiquei só curiosa pra entender porque logo após um beijo com a melhor amiga - que eu já tava vendo coraçõezinhos haha - e arrumar um amor numa loja de mangá! Sem dúvidas, vai pra lista. Até por ser curtinho, parece ser super gostoso de ler! Parabéns pela resenha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá não conhecia a obra nem o autor mais parece ser muito bom, afinal gosto muito do gênero
    Não leio muitos livros brasileiros mais esse parece ótimo, nunca li tbm livros com narrativa masculina boa indicação
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vc disse no final da resenha, eu tbm adoro autores e livros nacionais. E ver q o autor teve o cuidado de colocar um personagem com nome nacional, é muito bom e me incentiva a ler a obra. Abraço!

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras