Resenha: Vale do encantamento - Amy Tan



Na Xangai do início do século XX, Violet é uma influente cortesã, cuja fama foi sendo construída desde quando era uma garota de 12 anos e já incitava o desejo dos homens que frequentavam o prostíbulo onde cresceu. No entanto, o glamour dos luxuosos salões dedicados ao prazer esconde a dura realidade da protagonista.
Abandonada pela mãe — a cafetina americana Lucia, que emigrou de São Francisco, nos Estados Unidos, para a China, por amor a um pintor —, ela busca as origens de sua família, em um remoto vilarejo no interior do país asiático, para compreender quem é, de onde veio e para onde deve prosseguir. Nessa sua trajetória, Violet acredita que, se conseguir todas as respostas a essas suas dúvidas, conseguirá superar seus maiores e mais complexos problemas — como a superação da dor por ter sido abandonada pela mãe e se separado da filha, Flora — e amar e ser amada de verdade.


ISBN-13: 9788542204391
ISBN-10: 8542204395
Ano: 2014 / Páginas: 576
Idioma: português 
Editora: Planeta do Brasil
Classificação:






Olá meus amores, tirei alguns dias de férias até porque meu casamento religioso aconteceu no dia 14/07, então vocês devem saber como foi a correria. Pois bem, vamos iniciar essa resenha desse livro maravilhoso no qual me entreguei por inteira.

Vale do encantamento é uma verdadeira saga de três gerações de mulheres que tiveram uma vida nada fácil, posso dizer que é um verdadeiro ensinamento atemporal. Gostaria de conseguir resumir toda a belíssima historia narrada nesse livro, talvez pela a quantidade de informação que autora passou e a complexidade existente no enredo senti que seria quase impossível fazer um breve resumo que estivesse á altura desse livro, uma vez que ele merece muito pela a qualidade da escrita e claro por todo o trabalho que a autora teve, foram 8 anos para esse livro ser finalizado!

Após tantas horas de leitura, sendo agraciada com ondas de emoções terminei o livro com aquela sensação de tristeza e alegria ao mesmo tempo. Tristeza porque o Vale do Encantamento é aquele tipo de livro que você não quer terminar e alegria porque finalmente consegui ler até o fim um livro com mais de 500 páginas, algo que não acontecia já fazia um bom tempo.

Notei algo diferente em você, como se parte de sua alma estivesse ausente.
Seus olhos veem, mas pararam de olhar.

Nele você vai encontrar personagens que inicialmente não vão lhe agradar, como por exemplo a pequena Violet, uma criança mimada, totalmente egoísta e não tem empatia por ninguém, até que a vida lhe ensina que ela não é o centro do mundo. Sua maior raiva é quando descobre que realmente ela é um fruto de um relacionamento inter-racial entre uma americana com um jovem chinês. Ser mestiço na Xanguai de 1905 era alvo fácil das línguas afiadas dos chineses, além deles demonstrarem que mestiço era a escoria da sociedade. 

Outro personagem que talvez inicialmente não agrade os leitores é Lucia - mãe de Violet - uma mulher fria e calculista que trabalhou muito para ser aceita na sociedade chinesa, e para transformar seu prostíbulo na melhor e luxuosa casa de cortesãs de toda a Xanguai. Mesmo que Violet tenha certeza que sua mãe não a ama, é perceptível que se Lucia chegou, onde chegou seu combustível, sua motivação era o "amor" que ela sentia por sua filha.

Crítica, a morte por meio de opinião alheia.

Mas a vida "pacata" delas terminam com o colapso do império chinês e a ascensão da República popular chinesa, que não aceitavam mais os estrangeiros. Por conta de uma vingança de um ex amante de Lucia, mãe e filha são separadas bruscamente. Lucia seguiu para São Francisco, enquanto sem saber sua filha, pequena Violet fica em Xanguai onde ela é obrigada a engolir seu orgulho e aceitar sua metade chinesa para sobreviver no mundo das cortesãs.


E no entanto, ninguém realmente é original.
Somos influenciados por aqueles que vieram antes de nós!

O mais fascinante no enredo é que você passa a amar e entender as personalidades das personagens na medida que sabemos sobre o seu passado, no caso de Lucia, e no futuro no caso de Violet.

Por mais que eu escreva e reescreva ou tente melhorar essa pequena resenha, o fato é que para vocês entenderem o motivo que me levou a amar esse livro é lendo. As personagens tem alma e uma vivacidade que chega ser espantoso. Ainda bem que no ultimo dia da feira de livros resolvi trazer esse exemplar para casa.


9 comentários

  1. Adoro literatura oriental e não conhecia esse livro até agora!!! Depois de ler sua resenha, fiquei muito curioso e irei adquirir meu exemplar para iniciar a leitura. Estou super ansioso para isso, pois essa história deve ser fantástica.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Wan (Chegando na intimidade)
    Meio peito até acelerou! Fiquei com vontade de ler esse livro! A história parece ser muito boa, e cheia de ensinamentos e emoções. Parabéns pela tua resenha tão direta e concisa.
    Com toda certeza, vai pra minha lista de leitura.

    Beijinhos||Psicologia de Boteco
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa com certeza esse vai para minha lista de desejos desse mês. Confesso que n leio muita literatura oriental mas gosto pq sempre aprendemos alguma lição.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do fato de a história se passar na China. As personagens parecem ser bastante interessantes, o que me deixou ainda mais curiosa pela leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. confesso que nunca vi um "romance de época" (coloquei aspas porque pelo que li da resenha, não sei se ele se encaixa nesse tema) que se passasse na china, e fiquei realmente interessada, parece ser uma boa história, quero muito ler! Adorei essa dica!

    ResponderExcluir
  6. Oi Wanderléa, tudo bem?

    Ainda não conhecia a obra, mas adorei conhecer este enredo através de suas palavras. Achei muito interessante p fato de você citar que no início, talvez, o leitor não se identifique e não goste das personagens, mas que no decorrer iremos nos afeiçoando a elas, isto é muito bom. Adorei a resenha, muito boa. Dica anotada!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Wanderlea!

    Quando a gente gosta de um livro de fato a gente pode falar e falar e nunca será suficiente né?
    COnfesso que quando comecei a ler a sinopse e vi aquela garota no prostíbulo com apenas 12 anos de idade já fiquei "meio assim". Mas depois que fui lendo percebi que tem uma história bem especial por detrás, principalmente pelo tom de sua resenha.

    Bjão,
    Diego França, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Wanderléa! Não conhecia o livro, mas fiquei doida pra ler. Quero muito ler algum livro voltado para a cultura oriental e já até tenho alguns na lista e esse vai também. Gostei mt disso de começar não gostando de certos personagens. Tenho tendência a esse ponto e começar odiando e terminar amando rs.
    Mesmo pequena, sua resenha nos deixa curiosa pra entender toda a vida dessa menina e os caminhos que se seguiram. Parabéns, beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o título, mas deu bastante curiosidade de conhecer... De folhear mesmo, sabe? Acho a cultura oriental sempre muito curiosa e interessante. Gosto quando os autores nos provocam sensações diferentes... Todos querem logo conquistar o leitor com personagens simpáticos e etc. Me deixou curioso ver como esse já começa diferente... Sua resenha foi exemplar, dá uma noção ampla do livro! Muito obrigado! Foi bom estar aqui e conhecer mais um título.

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras