Resenha: Horror Oriental: Koizumi Yakumo, Pu Songling, Gan Bao, Im Bang

HORROR ORIENTAL – CONTOS POPULARES FANTÁSTICOS E SOBRENATURAIS – é uma coletânea ilustrada de contos de autores orientais que datam do século III ao início do século XX. Reúne autores que se valeram da tradição oral popular para escreverem as suas obras.
Nessa edição, terá o leitor traduções inéditas para a língua portuguesa, de autoria de Paulo Soriano e Lua Bueno Cyríaco,   de narrativas tradicionais da China, Japão e Coréia, escritas, dentre outros, por Gan Bao (285-366),  Pu Songling (1640-1715), Koizumi Yakumo (1850-1904) e Im Bang (1640-1722).
Fantasmas que sangram, cadáveres deambulantes que perseguem implacavelmente os vivos, demônios escondidos sob peles humanas, animais fantásticos, monstros hediondos que atacam os viajantes nas estradas, monges que lutam contra o maligno, aparições e vinganças de além-túmulo... Eis o universo sobrenatural e imensamente macabro que permeia a literatura fantástica oriental.
ISBN-13: 9780463310915
Ano: 2018 / Páginas: 102
Idioma: português 
Editora: BuruRu
Classificação:


        Skoob /  Adquira seu exemplar



Olá sonhadores, vocês não tem ideia de como fiquei feliz em receber esse livro. Sou uma grande fã da literatura oriental, enquanto não fico RICAAAA para conhecer China, Japão, Coreia e tantos outros lugares tenho que viajar através dos livros e das palavras!

Traduzido por Paulo Soriano e Lua Bueno Cyríaco HORROR ORIENTAL reúne contos e lendas da China, Japão e Coreia datados do século III. Através dessas páginas podemos mesmo que vagamente conhecer a cultura e as tradições de cada região. 

Alguns contos é de arrepiar e enquanto outros nos faz refletir como no caso do conto: o segredo da morta, o espirito vagava não para fazer o mal, mas por simplesmente ter um assunto inacabado, ou seja ela precisava de ajuda e quando obteve agradeceu e descansou. Outro conto que também me fez refletir foi o devorador de cadáver um monge que se deixou ser seduzido pela a ganancia e o luxo que sua sagrada profissão proporcionava, por conta desse comportamento recaiu sobre ele uma maldição.

Durante a minha leitura observei que por mais que esses países sejam tão diferente do ocidente, o medo da morte, dos espíritos e a curiosidade sobre o mundo sobrenatural nos tornam semelhantes e porque não dizer irmãos?!

A leitura fluiu super bem, os contos são diretos sem rodeios ou floreios, a edição além de ser linda trás todas as informações que precisamos para complementar a leitura: notas de rodapé e informações sobre os autores, isso ajuda muito a entendermos os pensamentos e a sociedade da época. Ao todo são 15 contos dividido em três sessões representando o seu países de origem. As páginas são levemente amareladas e no inicio e termino de cada conto somos agraciados com xilogravuras datadas entre o século XVIII e XIX conhecidas como ukiyo-e.


Diferente do terror que estamos acostumados cheio de sangue, mortes violentas, psicopatas e etc... que sinceramente não faz medo nenhum, graças a Hollywood. Horror oriental, nos conecta com aquele medo irracional que nos faz encolher nossos pés para dentro do lençol, que ao nos prepararmos para dormir fechamos bem os nossos olhos e fazemos de tudo para não abrir, porque a sensação que temos é que tem uma mulher de longos cabelos negros nos olhando.

Lua Bueno a organizadora desse primoroso livro, a editora  e toda a equipe está de parabéns pela a qualidade dessa edição, acredito que precisamos de mais trabalhos assim que nos façam viajar e principalmente que agregue conhecimento sobre as culturas e costumes de outros países. 

Se você é fã de terror acredito que esse livro é uma ótima indicação de leitura, se você não é fã de terror, também é uma ótima indicação de leitura, pois vai te fazer conhecer um mundo totalmente diferente do seu, além de estimular sua curiosidade sobre outras regiões do mundo.


Leitura do conto: O segredo da morta no meu canal IGTV:  clique aqui






5 comentários

  1. Não sou muito fã de terror, mas fiquei muito curiosa por se tratar de lendas Chinesas!

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
  2. Contos de terror muuuuitoooo me agradam, aliás, sobre o gênero, tem feito muita falta ver um filme que nos faça morrer de susto e voltar rs
    Adoraria ler este livro!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber que o livro a deixou feliz, é tão bom quando nos deparamos com uma leitura prazerosa.

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica de leitura, adorei também a edição.

    ResponderExcluir
  5. Não sou fã de terror em livros ou filmes, mas a descrição está muito boa.

    https://oblogdamani.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras