Resenha: 13 - FML Pepper


O azar pode ser a sua ruína, a sorte também.Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Códigos decifrados. Uma conta milionária invadida. Diamantes. Desaparecer do mapa. O esquema para o maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante e... pagar o preço! Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, o número agourento lançado em forma de charada que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir e, quem sabe, sua salvação.
Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, a vida por um fio. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.
O que fazer quando a sorte se transforma em infortúnio e o azar é a resposta para tudo? Olhe bem de perto e tente decifrar o enigma. Mas não se deixe iludir: a resposta está muito além do número que cintila dentro da bola de cristal.
Muito além do... treze!

Livro: 13
Autor (a): FML Pepper
Editora: Galera Record / Gênero: Romance 
Páginas: 406 / Ano: 2017


Rebeca não teve um passado fácil. Desde muito pequena ela já conhecia as artimanhas do mundo do crime. Sua mentora? A própria mãe, uma mulher que vivia dando golpes em seu País de origem, veio para o Brasil para salvar a própria pele, mas chegando aqui continuou fazendo a única coisa que sabia até mexer com pessoas erradas. Com o tempo Rebeca se tornou uma grande harcker; para ela, invadir contas bancárias era tão fácil como respirar.

Por conhecer esse submundo e por ter presenciado a injustiça que fizeram com seu pai, um policial correto e que sempre buscou andar na linha, Rebeca não acreditava em Deus, em sorte ou azar.
O azar não existe. Nem a sorte. A vida é uma balança, e a estatística, os pesos. São eles que vão pender nossas vidas para um lado ou para o outro. Simples assim... 
Então quando ela ouviu a profecia que Madame Nadeje lançou, simplesmente entrou no ouvido e saiu pelo o outro. Rebeca conhecia muito bem a laia desse tipo de gente, até porque ela fazia parte do mesmo clube.

Mas quando o golpe que sua mãe e ela haviam planejado a muito tempo deu errado, as palavras de Madame Nadeje sussurraram em seus ouvidos. Na noite anterior Madame havia alertado.
Como aquela cartomante sabia sobre o grande golpe? O que ela ganharia em nos avisar? Por que se importaria em ajudar alguém que a chamou de trambiqueira? Ou seria tudo uma farsa? Estaria agindo a mando de alguém?

Aquele golpe seria a redenção das duas, com os diamantes Rebeca e sua mãe finalmente quitariam a divida que tinham e poderiam começar uma vida nova, dessa vez no caminho certo. Mas para o azar delas a profecia mostrou que deveria ser levada a sério. Então a outra parte da profecia também poderia se realizar.

Segundo a cartomante o 13º namorado seria sua salvação, o GRANDE AMOR de sua vida, o Homem que daria a vida que no fundo Rebeca desejava, o único problema era que a profecia não era tão fácil de ser entendida principalmente quando aparece dois HOMENS com o mesmo perfil.

Eric era o candidato perfeito! Rebeca e sua melhor amiga tinham certeza que era o cara certo, até porque ele tinha todos os sinais que a profecia revelava, porém havia um único e GRANDE problema: ele precisava ser o 13º namorado. Então as duas bolam um plano que iria ajudar a profecia a se realizar, na cabeça das duas REBECA precisaria arranjar logo o namorado de numero 12.

E como se o destino estivesse a favor de Rebeca, Karl uma ex lutador de MMA surge em sua vida com uma proposta tentadora; ele precisava que ela fingisse ser sua namorada durante um final de semana na festa de aniversário de sua mãe, onde toda a sua família  e ex namorada estariam. Rebeca aceitou já que, para ela, era muito fácil atuar, mas só que a vivência mostrou o contrário. 

Rebeca não esperava que o magnetismo entre eles fosse tão forte e que seu coração seria tão traiçoeiro, além disso Karl também tinha tudo para ser o Homem da profecia e agora Eric ou Karl?


Quanto mais leio livros nacionais mais me apaixono e percebo o quanto nossos autores são maravilhosos e tão competentes (e as vezes até melhor) do que os autores estrangeiros. Final do mês passado recebi um convite da autora para ler o livro 13, claro que eu já conhecia a autora FML Pepper, Praticamente todos os blogs que sigo já leram a trilogia: NÃO PARE!  Mas no meu caso ler o livro 13 seria a minha primeira experiência com a escrita da autora.

Não vou mentir que inicialmente eu estava com um pé atrás, pensei com meus botões que seria mais um romance sobre adolescentes, ou seja, a minha expectativa em relação a leitura estava baixa.

No entanto a história de Rebeca mexeu com as minhas emoções, com as certezas que eu tinha e brincou muito com as minhas suspeitas, ou seja, a história tem muitas reviravoltas e acredito que dava até para se tornar uma duologia ou trilogia até porque tem muitos acontecimentos.

O livro é sobre adolescentes? Não, todos os personagens estão na faculdade então pelo meu ver eles devem estar na casa dos 20 á 27 anos, essa falta de uma idade exata me deixou desconfortável (minha opinião) mas com o passar das páginas esse desconforto desapareceu.

13 tem uma pegada de fantasia, de  sobrenatural, de suspense, de drama com uma pitada de hot, ou seja, é um história incrível, principalmente por causa dos personagens que na medida que a história avança se tornam mais maduros, a redenção de Rebeca é para mim o ponto central e a chave da história. 

O que mais contribuiu para que eu gostasse desse enredo é a mensagem que ele trás sobre a fé, o amor, o perdão e principalmente sobre vivermos o hoje, o aqui e o agora porque o que realmente temos é isso!

Tem algo que não gostei? Acredito que por ter muitos acontecimentos o enredo precisa de toda atenção do leitor, porque entra e sai personagens rapidamente e pode sim fazer o leitor se perder. Por esse motivo acho que 13 poderia sim ter tido uma continuação, com certeza isso só iria enriquecer ainda mais o enredo. Outro ponto é a capa que não faz jus ao enredo, foi exatamente por conta da capa que eu achei que era mais um romance adolescente. 

Personagens: Todos os personagens da trama são bem construídos, só teve um que sinceramente não gostei: Suzy a melhor amiga de Rebeca, para mim a única serventia que ela teve foi levar Rebeca ao parque abandonado, porque depois disso ela me pareceu uma garota mimada que não gostava quando Rebeca se metia na vida dela, porém ela sempre se metia na vida de Rebeca de uma forma muito autoritária.

Karl com certeza foi o personagem que mexeu com meu coração, o que eu mais gostei é que autora saiu da mesmice, sabemos muito bem que personagens masculinos em muitos enredos atuais são:  ricos, sadomasoquistas, CEO, donos de uma beleza quase irreal. FML Pepper foi pelo caminho quase diferente, temos um personagem não tão bonito, porém humano, vivendo em uma situação real, ou seja, personagens como Karl podem ser encontrados no cotidiano de muitas brasileiras.

Eric Rico, lindo, inteligente como manda o figurino de vários outros romances, ele é diferente: tem humildade e gosta de verdade de Rebeca.

Bom vou parando por aqui se não a resenha ficará ainda mais longa. Para finalizar a escrita da autora é maravilhosa, flui muito bem e rapidamente o leitor é levado para dentro da história. Acredito que se você é fã de um bom romance, com certeza você irá se apaixonar pelo livro 13. Eu mesma fiquei tão maravilhada pela escrita da autora que quero muito ler NÃO PARE!


Um comentário

  1. Oi, Wanderleia
    Eu estou tendo a oportunidade de conhecer esse livro agora mas já tenho gostado bastante. Só achei a Rebeca meio criança no início mas tenho me divertido com todas as presepadas dela. Espero gostar!
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras