Resenha: Pandora - As crônicas vampirescas

 


Sinopse:O narrador deste romance é o vampiro David Talbot, que convida a jovem Pandora, a escrever sua história. Relutante a princípio e depois com incrível paixão, a vampira narra uma vida de mais de 2.000 anos. Pandora, volta à pré-adolescência, quando era mortal. Nesta época, no palácio de seu pai, ela conhece e se apaixona pelo ainda mortal e extremamente charmoso Marius, numa Roma dominada por César e cercada de conspiradores e assassinos interessados em tomar a cidade. 20 anos depois, Pandora, foge de Roma e passa a ter sonhos frequentes com sangue jorrando. Busca um padre para esclarecer seus pesadelos. Numa nova cidade, encontra com Marius, o já poderoso e carismático vampiro.

Título: Pandora
Autor: Anne Rice
Editora: Rocco
Páginas: 208
Ano: 2009


Pandora é o primeiro livro que leio da autora, na verdade, eu só soube da existência da Anne Rice após ter assistido o filme Entrevista com um vampiro, não importa quantas vezes eu assista, nunca irei me cansar, sou fã desse filme!

Adquiri esse livro em 2015, mas somente agora despertou a vontade de ler. Inicialmente, foi bem difícil me conectar com o enredo; páginas brancas e às letras pequenas não contribuíram muito para a mágica acontecer. 

Pandora é "convidada" pelo vampiro David a compartilhar sua história, após muito relutância ela decide escrever suas lembranças como humana, e os primeiros anos como vampira e o seu romance com o poderoso Marius.

Logo nos primeiros capítulos Pandora reluta muito em escrever e isso dificultou muito para que eu como leitora pudesse criar vínculo com a história. Essa "introdução" foi um porre para mim.

Tudo começa a fluir quando de fato Pandora ao escrever, começa a reviver sua infância e junto com ela o leitor embarca nessa jornada. 

A vida da vampira como humana não foi fácil, foi obrigada a se casar duas vezes por conveniência, várias tragedias assolaram a sua família, uma grande traição de quem ela menos esperava acabou com a vida dela. Enfim, muitos acontecimentos!

Personagens...

Por ser um livro de memórias, a história contém poucos personagens, do meio para fim o enredo gira em torno apenas de Pandora e Marius. Porém, os poucos personagens que apareceram principalmente os vampiros, fiquei com muita curiosidade de conhecer  sobre seus passados.

Mas, apesar de ser um livro voltado para Pandora, entre suas páginas também narra em paralelo a origem da Rainha Akasha.

Fiquei sem entender...

Como comentei no paragrafo anterior, Pandora escreve sobre a origem da Rainha Akasha, mas o que não entendi foi o motivo da ligação "íntima" entre Pandora e a Rainha. Isso para mim não ficou explicado!

Finalizando!

Apesar de algumas coisas, gostei da história e do meio para o fim me conectei com o enredo.  Anne Rice caprichou muito em sua pesquisa sobre Roma, sobre esse ponto de vista tenho que tirar o meu chapéu! Outro ponto que gostei muito é que a autora através de Pandora acaba que tocando em alguns assuntos polêmicos: posição da mulher na sociedade, a maneira como as religiões são encaradas e a violência tornada comum pela mídia.

“Agora no século XX, quando assisto a intriga e à carnificina em filmes e na televisão e por todo o nosso mundo ocidental, fico pensando se as pessoas não precisam disso, não precisam ver violência, carnificina e morte em todas as formas. A televisão às vezes parece uma série de gladiadores” – PANDORA,  p.33.

O tema religião é bem explorado e a visão de Pandora sobre essa temática é muito parecida com a minha.

 “Qualquer religião que faça afirmações e exigências fanáticas com base na vontade de um deus me assusta” – PANDORA, p.186

                    Para o primeiro livro, acredito que foi uma boa experiencia! 

 

Nenhum comentário

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras