Leituras Favoritas 2021



 Olá, leitores tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem e com saúde.


Último dia do ano 🥳 quanta coisa aconteceu não é mesmo? Hoje é o dia para sermos gratos e também para vibrarmos boas energias.

Pois bem, quero compartilhar com vocês a minha lista de leituras favoritas desse ano. A literatura nacional reinou na lista de livros lidos como também nessa lista.

Só quero explicar algumas coisas:

1°= Todos os livros foram classificados com 4 ou 5 ⭐na plataforma skoob.

2°= A postagem não tem o intuito de diminuir as outras leituras.

3°= Livros de auto ajuda, desenvolvimento pessoal, profissional e leituras acadêmicas não entram para a lista.

4°= Opinião pessoal.

Então, vamos lá?



Começando pela primeira leitura do ano de 2021. Vida e aventuras do Papai Noel foi uma leitura maravilhosa, encantadora e que aqueceu e preencheu meu coração apenas com bons sentimentos. A escrita do L. Frank Baum lembra muito os contos de fadas, narrativa fluida e de fácil compreensão. Fui sugada pela história facilmente logo nas primeiras linhas, quando dei por mim, estava finalizando a leitura.





Adorei essa história!
Todos os personagens são carismáticos. O enredo possui um ritmo gostoso, não é aquele tipo de história assustadora, é sobrenatural, mas bem divertida. O que eu mais adorei, é o fato da autora incluir algumas lendas e histórias reais do País onde a personagem Cassidy se encontra, como, por exemplo: o cachorrinho Bobby que após a morte do seu dono, ele viveu no cemitério da igreja Greyfriars Kirk por 14 anos sempre ao lado do túmulo do seu dono. Quando ele faleceu foi enterrado perto do portão da Igreja, onde lê-se: que sua lealdade e devoção sirvam de lição a nós todos.

Para quem gosta de fantasia young adult esse livro é uma ótima indicação!



Eu fiquei muito encantada com essa peça e surpresa com os temas abordados, milhares de anos depois da sua primeira representação alguns temas são muito atuais.
Pra mim, foi uma grata surpresa encontrar um autor feminista que viveu em uma época em que às mulheres eram apenas propriedades de seus maridos.
Apesar das “maldade” de Medeia, ela me conquistou, sua coragem de não seguir um padrão de comportamento que era exigido pelas mulheres para mim, é motivo de transforma-la em heroína. Porém, claro, o que ela tem de heroína, tem de monstro matar seus próprios filhos foram de uma crueldade imensa.
Estou realmente feliz por ter dado uma oportunidade para esse livro, para essa história. Com toda certeza vou ler outras peças do autor.


Durante a leitura, fui levada a fazer vários questionamentos sobre os assuntos que são abordados nesse livro. Apesar da história se passar na Nigéria, em uma cultura totalmente diferente da nossa, existem problemas semelhantes principalmente quando o assunto é o papel da mulher na sociedade.
Através da escrita clara e objetiva  da autora Buchi Emecheta somos  convidados para conhecer a história de Nnu Edu uma jovem que é enviada como esposa para um homem que vive na capital da Nigéria.

O único objetivo de vida da Nnu Edu é gerar filhos porque só assim ela será uma mulher completa.
Na medida que acompanhamos a vida nada fácil da Nnu Edo, também acompanhamos a transição do País, de colônia britânica para um governo próprio durante a segunda Guerra.
Infelizmente esse espaço é curto para falar da grandiosidade dessa livro, e de todos os assuntos que ele aborda.
O título é irônico diante do fato que Nnu Edu acaba conhecendo a realidade da Maternidade e de todos os sacrifícios que uma mulher precisa fazer quando se torna mãe.


Esse e-book não me conquistou pela sinopse, na verdade, iniciei a leitura sem saber o que me aguardava. A imagem sombria e melancólica da capa foi o que despertou o meu interesse. Claro que o título também ajudou.
Depois que tudo acabou, arrasou meu coração. Se você acha que vai encontrar romance aqui vou logo informando que não existe. Os únicos sentimentos que povoam essas páginas são: dor, luto, culpa, saudade e mágoa.

Jersey
Cameron
uma garota de 16 anos perde tudo após um tornado acabar com metade da cidade em que vivi. Em questão de horas tudo que ela conhecia e amava desapareceu.

A leitura fluiu muito bem, a escrita da autora faz com que fiquemos lendo por horas e horas. Fui conquistada logo nas primeiras linhas, a cada capítulo eu ficava ainda mais curiosa para saber o que o futuro reservava para Jersey. O tema que a autora abordou infelizmente é algo que acontece nos países que sofre com tornados e furacões. Até o momento da leitura do livro, nunca parei para pensar como é viver com esse perigo constante, depois da leitura a ficha caiu; é muito desesperador.

O que acontece com Jersey e com todos os seus amigos, é o que acontece no mundo real. Não é uma fantasia, é a realidade nua e crua.Não tem como não se emocionar, a autora soube descrever a dor do luto, o desespero de não saber como será o dia de amanhã. Um livro impactante pela verdade que contém em suas páginas!


Uma leitura emocionante repleta de ensinamentos.
Nunca pensei que eu poderia ler e, ao mesmo tempo me divertir, aprender e evoluir como pessoa. A gata do Dalai Lama foi uma grande surpresa para mim, por que logo no início eu achei que seria apenas uma história que logo cairia no esquecimento. Mas com o passar das páginas compreendi que não seria apenas uma história, mas vários ensinamentos que eu poderia trazer para a minha vida. O objetivo do autor é apresentar através da história da gatinha
GSS
(Gata da Sua Santidade) os ensinamentos budistas e os caminhos para a nossa evolução, de uma forma simples e quase didática.
GSS
nos leva em sua jornada de autoconhecimento e nos faz enxergar através dos seus pensamentos e medos, os nossos próprios medos e ações e como podemos aliviar toda essa carga de dúvidas, medos e angústias.
Queria comentar todos os acontecimentos do livro, mas acredito que você deveria ver com seus próprios olhos.
Vai por mim, não importa qual seja sua crença esse livro vai te surpreender, vai te emocionar, vai fazer você sorrir, vai te ensinar a enxergar a vida com mais leveza.


Muito além do fim do mundo, é uma fantasia brasileira que incorpora em sua narrativa alguns mitos e lendas dos povos do deserto. R.B.R Barreto conta a história do jovem beduíno príncipe
Kadir
que influenciado pelas lendas que seu avô contava, resolveu tornar-se um homem santo e assim viver no Paraíso
-
 
Jannah
. Porém, para que isso acontecesse era necessário encontrar o local, e segundo as lendas, o paraíso ficava na lendária montanha de
Káf
.
A peregrinação para as montanhas de
Káf
não seria algo tão fácil. Atravessar as areias do deserto é uma tarefa árdua, perigosa e no caso do jovem Príncipe
Kadir
poderia se tornar solitária. Deixando sua família, sua tribo e seu cargo como futuro líder para trás,
Kadir
rumou em direção para o futuro que tanto desejava… 
Acredito que eu não preciso descrever as várias aventuras que
Kadir
vivenciou, não é verdade? Muito além do fim do mundo, está repleto de peripécias e principalmente de curiosidades sobre esse universo pouco explorado pelos autores brasileiros. Quem acompanha esse blog, ou mesmo, o meu perfil no Instagram sabe o apreço que eu tenho pela Cultura árabe. Ler esse livro só tornou a minha admiração ainda maior. A forma como a autora escreveu esse enredo foi de uma maestria de tirar o fôlego! Por várias vezes me vi fazendo parte da peregrinação, senti a brisa quente do deserto e ouvi o sussurro das areias cantantes.

Outro ponto muito importante que tornou o livro muito especial é união das lendas, mitos e curiosidades (reais) com a enredo ficcional. Essa receita, na minha opinião, aguça a mente do leitor, além de deixar a história mais realista.
Eu mesma aprendi várias coisas, como, por exemplo: sobre os tuaregues, os
derviches
e os dançarinos místicos e várias outras coisas voltadas para religião e costumes. Tudo isso contribuiu para que a minha experiência com o enredo torna-se inesquecível.

Ao finalizar a leitura precisei de alguns dias para refletir sobre a minha experiência como leitora e no fim fui levada a entender que nas entrelinhas do enredo existem tantos ensinamentos importantes para as nossas vidas, que eu preciso comentar que Além do fim do mundo não é só um enredo do gênero de fantasia, mas também um enredo filosófico. O livro tem muitos trechos que nos convida para uma autoanálise, e um deles revelou-me a importância do (autognose), que é nada mais que o autoconhecimento. Partindo desse ponto saberemos qual é o nosso verdadeiro caminho.

Não quero escrever o resumo dessa história linda. Eu quero que o leitor possa abraçar e se envolver com o enredo tanto quanto abracei e me envolvi. Finalizei a leitura com o coração quente e ao mesmo tempo triste, pois já estava acostumada à ter o meu encontro com a magia que se encontra nas páginas desse livro.

Dança da floresta é uma história mágica, envolvente e carregada de sentimentos. A autora soube como envolver o leitor e torná-lo cativo.

Apenas leia!


Bom, essas foram algumas das minhas leituras preferidas do anos de 2021. Faltam outros livros, caso tenha interesse em conhecê-los clique aqui.

E você, me conta aqui quais foram as suas leituras preferidas.





Nenhum comentário

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras