Resenha: Realidades Rompidas - Matheus Zucato





"O romance vence sempre por pontos, enquanto o conto deve vencer por nocaute.", opinou, certa vez, Julio Cortázar. Para Marcelino Freire, um bom conto é um soco na boca do estômago. Mário de Andrade: "Conto é tudo aquilo que chamamos de conto". Diversos escritores definiram o conceito de conto.


Autor do romance "Os Dois Fazendeiros" (editora Autografia, 2018), Matheus Zucato, ao escrever este compilado de narrativas curtas, reafirma, principalmente, a frase de Mário de Andrade. O autor deste livro de sente livre para criar personagens que, ao romperem com a realidade pré-estabelecida em nosso cotidiano, originam outra realidade na qual o extraordinário se torna ordinário. A partir dessa liberdade, Zucato explora as múltiplas possibilidades de narrar histórias fantásticas, mágicas, enquadradas no Realismo Mágico, um subgênero literário pouco disseminado no Brasil.


Quando não envereda pelos caminhos do Realismo Mágico, Zucato nos apresenta a realidade de modo incômodo, doloroso, insuportável; uma realidade que, para não causar danos irreversíveis, precisa ser rompida. Os vinte e oito contos que compõem Realidades Rompidas se destacam pela clareza, precisão e capacidade de Zucato criar mundos próprios onde nós, leitores, somos arremessados e, gradativamente, nos acostumamos com as leis que mantêm de pé as narrativas do escritor.


Hugo Pernet - Escritor.


ISBN-13: 9786500233629

ISBN-10: 650023362X

Ano: 2021 / Páginas: 162

Idioma: português

Editora: Edição do Autor



Olá, leitores tudo bem com você? Espero que todos estejam bem e com saúde💗💗. A leitura desse livro ocorreu no final do ano passado, mas devido a correria de final de ano infelizmente não deu tempo de compartilhar com vocês a minha resenha.

A primeira resenha do ano 2022 é um livro de contos do autor Matheus Zucato que inclusive o primeiro contato que eu tive com a sua escrita foi através do livro: Os dois fazendeiros resenha aqui a leitura é muito intrigante, vocês precisam conhecer. Realidade Rompidas foi lançado em plena pandemia e contém 28 contos alguns bem curtos e outros um pouco mais longo.

Toda a obra em si é puxado para o psicológico, faz o leitor refletir, questionar e talvez por isso cause estranheza justamente porque o leitor não é convidado ele é simplesmente sugado para essa atmosfera, começando pelo o primeiro conto; palavras molhadas. Logo nas primeiras linhas eu senti meu mundo mudando aos poucos e como Alice no País das maravilhas fui caindo para dentro de um mundo diferente, no meu caso, um universo melancólico, cinza e introspectivo. Ler sobre uma mãe que busca entender a sua própria dor no velório do filho causou em mim uma mistura de sentimentos.

Ser lembrada que cada um de nós temos um prazo de validade e a sensação que a perda de um ente querido nos causa não me traz bons sentimentos. Na verdade fujo desse tipo de assunto; leitura, filme ou seja lá qual for o formato.

Porém, veio o conto O estilingue e o pássaro amarelo que fez meu coração aquecer devido a atitude do garoto que percebeu a importância da vida.

Como podem ver, o livro vai te colocar em corda bamba de sentimentos e sensações.

Eu queria comentar todas as sensações que eu tive em cada conto, mas a resenha ficaria demasiadamente longa.

Ler realidades rompidas foi uma experiência única, Matheus escreve divinamente bem, escrita fluída, ritmada além de ser capaz de mexer com a mente do leitor.


Me conta, você gosta desse tipo de livro? Gosta de contos?



Nenhum comentário

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras