Resenha Salto quinze e minissaia - Carol S. Wahl

 
Isso não é apenas uma história de amor.

É a história de uma jovem, que precisou amadurecer rápido.
... Que precisou se perder, para não perder seus sonhos.
... Que ama sua irmã acima de tudo, e por ela é capaz de tudo.
... Que fechou seu coração, e não quer de maneira alguma, abri-lo.

Mas você vai encontrar amor nessa história. Amor entre irmãs, entre amigos e entre um homem e uma mulher.
E assim como Luana, você vai se apaixonar.

  • Ano: 2021 / Páginas: 154
  • Idioma: português
  • Editora: Essência Literária



AVISO: Este livro contém gatilhos sobre abuso de álcool e uso de substância ilegais. A autora e editora não compactuam com os acontecimentos da história, sendo o livro uma obra de ficção.

Amazon / Skoob 



Olá, leitores tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem e com saúde. A resenha de hoje é sobre um livro curtinho, porém a história contida nele é comovente, pesado e real. Real porque Salto quinze e minissaia pode ser o roteiro de vidas de várias Luanas, Barbaras, Marias, ou seja, de muitas garotas.

Narrado em primeira pessoa o leitor acompanhará a  história de Luana uma jovem de 16 anos que após a morte da mãe se viu sozinha com sua irmãzinha mais nova Júlia. Sem moradia, sem renda ambas foram obrigadas pelo conselho tutelar a viverem com o Pai, um alcoólatra e viciado. 

"Engraçado como não fazemos ideia de quando nossa vai mudar completamente. Acordamos um dia e achamos que estamos prontos para enfrentar o que for, então acontece algo inesperado e nos tira o chão."

Sabendo que não poderia esperar mais nada do Pai, Luana precisou amadurecer rápido não por ela, mas, porque agora ela era a única pessoa que sua irmãzinha poderia contar. Apesar de todas as dificuldades Luana estava indo bem com muita dedicação conseguiu passar no vestibular da Universidade Federal do Paraná em breve ela poderia sair da casa do pai e dar a sua irmã uma moradia descente. Longe de todos os problemas e do ambiente tóxico do pai.

                                Mas a vida pode se revelar uma verdadeira bruxa malvada do Oeste.


De repente mais uma vez a vida de Luana desmorona e do dia para a noite ela se vê como uma jovem de 18 anos, responsável por sua irmãzinha, estudante de psicologia de dia Luana e a noite como Cristal.

Coloco minha minissaia de couro, preta, com a lateral trançada e um top deixando todo o meu abdômen à mostra. Finalizo meu look com uma meia arrastão e uma sandália salto quinze. Me olho no espelho do camarim antes de passar um batom vermelho. Apesar dessa roupa mostrar muito mais do que julgo necessário, ela me faz sentir protegida. 


Salto quinze e minissaia pode ser tudo, menos clichê tão pouco um simples romance. Para mim esse enredo me deu a oportunidade de repensar os meus prejulgamentos, preconceitos e intolerâncias. Quando me deparei com o caminho que Luana foi forçada seguir, me vi pensando que ela poderia muito bem escolher outro caminho, que se fosse eu faria tudo menos o que estava prestes a fazer e blá blá blá. Mas acabei esquecendo que julgar é muito fácil...

O ser humano infelizmente julga antes de se pôr no lugar. Luana não tinha outra escolha ela fez o que achou certo, estava lutando com as armas que tinha. 

Esse foi o primeiro contato com a escrita da autora Carol S. Wahl e eu simplesmente amei. Justamente porque o enredo escancara os preconceitos e a falta de empatia do ledor. Aprecio muito esse tipo de livro que conversa, que entretém, mas que também convida o leitor para refletir e para conhecer uma realidade nua e crua. Para mim o livro tem que mexer com o coração, com a mente, com a visão de mundo do legente. Com base nessa minha crença Salto quinze e minissaia arrasou!

A personagem Luana foi muito bem desenvolvida, suas lutas internas e seu próprio preconceito em relação a si mesma foi uma das partes que eu mais gostei porque mexeram muito comigo. Outro ponto que apreciei muito é a amizade entre Barbara e Luana. Barbara se mostrou ser uma grande amiga e uma pessoa/personagem muito evoluída, ela enxergava a verdadeira Luana e não o que ela fazia para sobreviver, esse comportamento da Barb também me trouxe algumas reflexões.

Como podem vê Salto quinze e minissaia é uma caixinha de surpresa, Carol S. Wahl é uma autora formidável, escrita leve, fluida com linguagem fácil e carregada de emoção.

Sobre o livro físico a editora Essência Literária esta de parabéns, é uma edição linda e a diagramação está impecável.


  






Nenhum comentário

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras