Porque eu leio e depois não lembro de nada?



Porque eu leio e depois não lembro de nada? 
(Viviane Almeida de São Paulo.)
Olá meus amores! então, recebi o e-mail de uma seguidora muito preocupada com sua memória, achei interessante usar a pergunta dela para criar post de hoje, até porque a pergunta dela pode ser a sua também!

Já aconteceu com você ler um livro e depois esquecer tudo? Se isso já aconteceu ou vem acontecendo, Stop! Não é nada grave, isso é mais normal do que você pensa. 

É super normal isso acontecer em qualquer idade, não somos um computador que consegue gravar tudo, somos apenas seres humanos e nosso cérebro mesmo sendo poderoso não consegue guardar todas as informação que chegam. 


Porém existem fatores que aceleram o esquecimento, principalmente se você tem muitas tarefas e uma rotina muito movimentada, e caso você for blogueiro literário com algumas editoras parceiras com  metas para ler e resenhar a tendência realmente é esquecer de algumas histórias.

Dicas para reter informações

Meu Deus, logo eu (esquecida no nível máximo). Deixando a brincadeira de lado, realmente sou uma pessoa muito esquecida, mas isso ocorre porque em alguns momentos funciono no automático, em outras, só o meu corpo está presente - Exemplo: você estar lendo um livro, mas quando chega no  meio da página você acorda e percebe que não está entendendo nada, precisando reiniciar a leitura. - Isso acontece porque sua mente não encontra-se concentrada(o) na leitura.

Então a primeira dica é  - Concentre-se na leitura, evite ler em momentos que sua mente está cansada.

* Apropriasse do livro: Tenho certeza que muitos acharão que sou louca, porém tente entender que os livros foram feitos com um único objetivo> Serem lidos e não para serem mimados < ter cuidado com o seu livro é uma coisa, agora endeusar é totalmente diferente e nada saudável. Conheço pessoas que morrem se dobrarmos a ponta da página ou tem um infarto se pelo menos imaginar alguém grifando o texto com uma caneta. Apropria-se do texto é riscar, grifar, fazer anotações no rodapé, isso só colabora para o a fixação da leitura.

* Discuta com o livro - Parece loucura né? Mas não, a leitura deve ser uma atividade ativa e não passiva, então fale com os personagens, questione o autor/história, verá que a experiencia será melhor.

* Faça um resumo/resenha do livro: É a melhor forma de fixar as informações, eu mesma após criar o blog e  escrever resenhas após as leituras, minha memória melhorou muito.

* Ficha de Leitura: Outro item que contribui muito para a fixação da leitura. A ficha é um questionário perfeito até para elaborar uma resenha, então vou disponibilizar uma ficha para DOWNLOAD.

FICHA DE FIXAÇÃO DE LEITURA

Se você tem alguma dúvida referente ao mundo dos livros, envie sua pergunta para wanderleadiogenes@gmail.com pode ser que ela vire o próximo post do blog.


30 comentários

  1. Eu acrescentaria uma trilha sonora, que contribui como um tipo de gatilho para uma memória emocional, além, é claro, de interesse genuíno. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tenho tido problemas com isto ultimamente, vou usar suas dicas! Acredito que ler muitos livros ao mesmo tempo também seja um problema para fixar as informações, além de uma leitura muito rápida. Gostei também do modelo de ficha, vai ajudar muito. Obrigada!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de fazer resumo, pois quando escrevo retenho melhor as informações. Abços

    ResponderExcluir
  4. Acho que foco e concentração são fundamentais, além da conexão com o livro escolhido. Querer realmente saber mais sobre o que se está lendo e não apenas ler por ler, faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  5. Menina,
    q dicas maravilhosas! De fato, tem tanto livro que eu li simplesmente sem absorver nada!
    Poxa, eu mesmo sou cheio de livros aqui em casa q eu nem lembro pq eu comprei e oq eu senti ao lê-lo.
    E, pra mim, oq um livro ruim não me dá é justamente a incapacidade de apropriarmos do livro...

    ResponderExcluir
  6. Oi Wanderlea, tudo bem?

    Confesso que muitas vezes esqueço o conteúdo de um livro e isto me deixa muito nervosa, pois não gosto de esquecer as histórias. Já tentei fazer fichas do livro, mas não deu muito certo, acabo ficando com preguiça. Sempre faço apenas a resenha e discuto muito com os personagens, coitados me ouvem demais. Adorei as dicas e também gostei da ficha que disponibilizou, bem completa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Wanderléa! Preciso começar dizendo que adorei a temática do post. Não tenho esse problema, mas tenho visto muitas pessoas falando sobre isso em grupos literários. Eu tenho falado muito sobre como ter que preparar as resenha me ajuda muito a fixar tudo. Mas, claro que existem aqueles livros que a gente não faz o texto. Eu gosto de marcar sim meus livros. Mas, não tenho coragem de fazer isso com caneta, marca texto etc etc. Tenho um caixa LOTADA de post its e não tenho pena de usá-los. Eles ainda deixam o livro fofo rs. Cuido muito dos meus livros, tenho apresso por eles, mas algumas pessoas surtam demais com algumas coisas, ao ponto de me assustar. Todos os meus livros tem um borrãozinho de esmalte, sabe?! Acontece, afinal.
    Parabéns demais pelo post. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Dicas maravilhosas, acho que conversar sobre o livro também é uma boa opção, meu marido esta sempre contando para mim suas leituras e eu para ele, e quando lemos o mesmo livro aí a conversa vira um verdadeiro debate.
    É difícil eu esquecer o que leio e mesmo quando as coisas estão um pouco nebulosas na minha mente só de leu um pouco da sinopse vem tudo de novo na mente

    ResponderExcluir
  9. Oi Wanderléia, eu sou super esquecida, mas é engraçado que tem alguns livros que li há muitos anos, e lembro, claro que não em detalhes, mas o básico, como os personagens, e tem outros que preciso recorrer as resenhas para lembrar do que se tratava a estória. Eu acho que o segredo, no meu caso, é gostar muito ou odiar o livro, são os que mais ficam na minha memória. Adorei teu post e tuas dicas.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Uma excelente ideia é escrever, fazer resumo dos textos, pois quando escrevemos conseguimos guardar melhor o que lemos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Menina, adorei o seu texto e suas dicas, eu amo ler, e já fui a louca de ficar protegendo os livros, claro, tenho muito cuidado ainda pois sempre troco os livros, mas não entro mais em pânico toda vez que vejo alguém dobrado uma folha rs' se a história me cativa, ela fica na minha cabeça por muito tempo, mesmo que só as pequenas partes, agora, se não me cativa, já era, esqueço rápido. Adorei a sua ficha e irei utiliza-la.

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. São todas as dicas muito valiosas além de incluir também um caderno para fazer um resumo daquilo que absorveu o livro.
    Fazer também uma lista de livro a ser lido em um determinado espaço a tempo.Eu pelo menos so leio um e cada vez...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Wanderléia!

    Tudo bem? Eu não tenho problema de me lembrar de uma trama, desde que ela me marque retenho delatalhes (e o que senti ao ler) por anos e anos. Tem livros que li uma vez a mais de dez anos e ainda posso falar sobre detalhes do enredo. Já histórias que não me impressionam eu retenho o básico, especialmente o que senti lendo.

    As dicas são legais, menos a primeira (pelo menos pra mim). Não risco, dobro e essas coisas com meus livros e não aceito que façam isso se eu emprestar. Meus livros tem outras marcas de lidos, mas gosto de mantê-los novos.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Eu também acabo esquecendo de muita coisa! Entendo que com o passar do tempo, nosso cérebro vai descartando as informações menos uteis, isso é perfeitamente normal poxa. Mas dichas de leitura definitivamente ajudam demais.

    ResponderExcluir
  15. Menina, acredita que tenho livros na minha estante que li e nem sei do que se trata mais. Então suas dicas para reter as informações são muito válidas, apesar de nem morta eu conseguir apropriar-me dos meus livros, essa eu pulo rsrs. Adorei a postagem.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu leio em qualquer lugar né? Não espero um lugar confortavel e quieto para ler e por causa disso o que acontece com a sua leitora acontece demais comigo.

    Eu já cheguei a baixar livro no kindle e ele me avisar que eu já tinha e aí eu me tocar que já li. Normalmente são as capas e sinopses que me fazem lembrar do livro em si.

    Suas dicas são muito boa, usava algo próximo disso para estudar para a faculdade.

    http://thereviewbooks.com.br/
    #thereviewbooks | @thereviewbooks

    ResponderExcluir
  17. Olá! Menina que post maravilhoso, gostei muito da ultima dica que você colocou sobre a lista.. Vou baixar e tentar usa-la <3
    É muito ruim quando fazemos uma leitura legal mas não lembramos de tudo que acontece, principalmente quando se passa algum tempo.. Acho as dicas que você colocou aqui muito interessantes! Valeu as dicas!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  18. Amei o seu post! Isso acontece-me muito mesmo, eu leio e esqueço tudo. As suas dicas são fantásticas, vou tentar começar a pô-las em prática!

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
  19. ótimo texto, geralmente eu não lembro de tudo do livro, mas lembro do enredo em geral.

    ResponderExcluir
  20. Que legal suas dicas, as vezes vejo estas marotnas literarias e fico pesando em misturas as estorias por ser diversos livros. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Acontece isso comigo quando leio só por ler ou leio muito rápido, sem realmente prestar atenção. Quando era mais nova, eu tinha uma fixação em terminar de ler o livro rápido - de ser a que lia mais livros em menos tempo. E diversas coisas passavam batido. Eu entendia na hora, mas se fosse contar depois, já não lembrava.
    Hoje em dia não faço mais isso - como você disse, discuto com livro. Releio a mesma frase, volto parágrafos. Entrego-me mais a cada livro.

    Beijos
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Um dia eu levei um livro para ler na escola, porque sabia que ficaria sozinha naquele dia e um menino que sentava na minha frente comentou "como você le um livro desse tamaanho e se lembra de tudo?" no momento eu fiquei tão curiosa que fiquei conversando com ele, eu mesma tenho uma ótima memória mas eu percebi que é algo muito comum. Adorei as dicas esei que vai ajudar muitas pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Wanderléa.

    Suas dica são muito valiosas para todos os leitores. Eu apenas não tinha visto uma Ficha de Leitura tão bem elaborada. Ela vai me ajudar bastante porque minha vida é bem movimentada. Obrigada pela ficha e parabéns pela postagem.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Nossa, minha vida anda bem corrida mesmo, e o fato de ter algumas parcerias no blog, acabo lendo mais de um livro ao mesmo tempo. Gostei bastante da ficha de leitura que você disponibilizou. Post muito bem elaborado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Ótimas dicas, mas realmente, é algo muito comum não lembrar de nada depois de ler um livro. Mas essas dicas ajudam bastante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  26. Ola Wan lindona, eu particularmente gosto de me concentrar na leitura sem outra distração, como ouvir música junto. Mas em alguns momentos realmente nossa mente não está no livro e precisamos parar respirar e tentar se concentrar, amei a postagem. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  27. Isso super tem acontecido comigo. E justamente por eu estar sempre cansada ultimamente. Deixei umas leituras meio de lado, e foquei no final da faculdade. Mas adoro fazer resenhas e gostei da dica da ficha de leitura.
    Vou pensar em fazer uma sim
    Obrigada pelas dicas, foi um post para mim tb
    Bjos flooooor

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Que bom saber que não sou a única esquecida por aqui. Adorei suas dicas e fazer resenhas realmente ajuda muito! Sempre que preciso me lembrar de um livro corro consultar meu blog.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Oi! Hj eu estava pesquisando sobre o tema e cai aqui no seu blog. :D
    Você ainda teria a ficha de leitura disponível? Não consegui baixar. Bjs!

    ResponderExcluir
  30. Por isso que eu faço diario de leitura, mas mesmo assim tem vezes que não consigo lembrar bem

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras