Resenha: Fera - Brie Spangler

Resultado de imagem para A fera livro brie
Dylan não é como a maior parte dos garotos de quinze anos. Ele é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando ele conhece Jamie, em uma sessão de terapia em grupo para adolescentes, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e, ao contrário de todas as pessoas de sua idade, parece não se importar nem um pouco com a aparência dele.
O que Dylan não sabe de início, porém, é que Jamie também não é como a maioria das garotas de quinze anos – ela é transgênera, ou seja, se identifica com o gênero feminino, mas foi designada com o sexo masculino ao nascer. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração.


Título: Fera
Autor: Brie Spangler
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 336
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino
Classificação:



Provavelmente é um dos poucos livros YA que li esse ano do qual gostei muito, narrado em primeiro pessoa pelo o próprio Dylan, um jovem que não aceita o corpo que tem, sua baixa autoestima é muito evidente já nas primeiras páginas. O leitor é levado a conhecer até o mais sombrio dos pensamentos desse jovem. Dylan sofre muito com sua aparência e com sua altura, todos na escola o conhece como Fera (apelido dado tanto por causa da aparência quanto pela a agressividade dele) no entanto nem o seu melhor amigo sabe que essa reputação na verdade é apenas uma atuação para facilitar sua vivência na escola.

Por conta de um acidente que ocorreu com ele, Dylan foi obrigado pela a mãe a frequentar um grupo de apoio no hospital para jovens que sofre com algum problema, é lá que ele conhece várias garotas bonitas mas que não se amavam algumas até se cortavam em uma vã tentativa de aliviar a pressão que cada uma vivenciava. É no primeiro dia que Dylan conhece Jamie, uma garota que desperta nele fortes sentimentos, mas o que ele não sabia era que Jamie assim como ele não era uma adolescente comum  ela era transgênera ainda que tenha sido atribuído a ela o sexo masculino ao nascer ela sempre se identificou com o sexo feminino. Os dois começam uma amizade que logo evolui para um sentimento mais forte o que faz Dylan ficar ainda mais confuso e incerto sobre os seus sentimentos.

O que me fez gostar do livro foi justamente a mensagem que ele passa através de uma linguagem simples: valorizar as pessoas pelo o que elas são, e não por sua aparência e poder aquisitivo. A leitura é rápida e fluida. Fera é o primeiro livro que leio que aborda o tema sobre adolescente transgênero e os obstáculos que eles precisavam vencer como por exemplo: o preconceito e a violência que muitos sofrem. Em algumas partes do livro senti falta de aprofundamento como no caso da descoberta de Jamie, de como ela se descobriu como mulher e principalmente como seus pais reagiram. Realmente foi uma grande surpresa sobre a história, iniciei a leitura sem saber de nada

Fera é uma releitura do conto a bela e a fera, porém com um tema mais atual, mas com a mesma mensagem.

12 comentários

  1. amei seu post e ja quero ler tb amei parabens ...

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, eu amei a temática do livro! Já quero ler, acho super importante abordar esses temas em livros, matérias, e post's.

    ResponderExcluir
  3. Adoro releituras de contos de fadas e essa já me ganhou de cara! Achei a sinopse muito interessante e atual, a inclusão de uma adolescente transgênero foi bem bacana, gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não sou muito fã da Bela e a Fera e tenho tido decepções atrás de decepções com os YA, mas adorei o mote deste livro e já coloquei ele na minha lista, fiquei encantada com os dois personagens ❤

    ResponderExcluir
  5. Oiê!

    Estou completamente apaixonada pela premissa desse livro. A Bela e a Fera é o meu conto de fadas preferido e eu amo as releituras dele. E esse me parece ser ainda mais especial por todo o tema que ele aborda e tudo que ele pode vir a representar. É preciso falar sobre os sentimentos que envolvem as pessoas que se identificam com o sexo oposto ao que nasceram. Pena que a autora não se aprofundou mais em Jamie, mas acredito que isso aconteceu porque a história é contada do ponto de vista do Dylan, né? Quem sabe autora não lança um livro pelo ponto de vista dela? Eu ia super amar!
    Parabéns pela resenha!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. olá!
    Adorei conhecer este livro, deve ser uma ótima leitura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Wanderlea!!
    Eu amo releituras e essa me pareceu incrível. A minha princesa preferida é a Bela, então sempre que tem alguma releitura de A Bela e a Fera, eu já fico interessada. Anotada a dica!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Parece um livro lindo! Amo releituras dos contos de fada, e essa trazendo temáticas tão atuais como a questão gênero/sexualidade, bullying, baixa autoestima e depressao... Enfim, parece ser um livro incrível.
    Parabéns pela resenha, ficou maravilhosa!

    ResponderExcluir
  9. EU AMEI ESSE LIVRO. Você não sabe como eu amo a diversidade, com toda certeza eu procurarei ler este livro em algum lugar. Quero muito saber do desenrolar da história, e melhor ainda, os pensamentos de Jamie. Estou empolgada para ler, eu amei!!

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, eu amei a temática do livro! Tive a impressão que a leitura é bastante leve mesmo que o assunto seja considerado TABU para a sociedade de hoje.

    https://ladomilla.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Uma História forte não é? E com uma discussão bastante atual, ainda não tive oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    não conhecia esse livro e já me apaixonei pela capa, muio linda! Quanto a história, é muito boa e bem atual, com abordagens importantes e assuntos que ainda são tabus na sociedade. Dica anotada!

    beijos!

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras