Resenha: Quando Tudo Ruir - Lola Salgado

Alana vê seu destino promissor como modelo ruir quando sofre um acidente e tem uma perna amputada. Depois de passar um ano afastada do colégio, focada na recuperação e adaptação com a prótese, ela precisa concluir o ensino médio e encarar a escola onde estudou a vida toda, enquanto tenta descobrir um novo sonho. Lá, acaba conhecendo Martin, o novo aluno misterioso e rebelde que não leva nada a sério. Ele também passou o último ano em casa, após ter visto a vida ruir mais uma vez. Obrigado a lidar com as agressões do padrasto e a negligência da mãe, ele tenta, a todo custo, encontrar um motivo para continuar vivo, mesmo quando parece cada vez mais difícil.
Aos poucos, os dois se aproximam e se ajudam mutuamente a enfrentar os problemas que estão passando. E descobrem que, mesmo quando tudo sai do controle, sempre há a possibilidade de traçar novos caminhos para a felicidade.



Ano: 2019 / Páginas: 568
Idioma: português
Editora: Amazon Kindle



Quando Tudo Ruir conta a história de Alana e Martin, dois jovens com estilos de vida diferente mas com algo em comum: são sobreviventes.

Alana desde pequenininha sonhava em ser modelo, sua brincadeira preferida era desfilar para a família. O que essa doce criança não esperava era que a brincadeira iria se tornar verdade ainda na infância. Cogitada pela a indústria da moda da sua cidade, na escola, era a garota popular, invejada por suas amigas e desejadas pelos meninos. A carreira de Internacional de Alana já tinha data marcada, ela tinha sido escolhida para representar a agência no Japão, com certeza um acontecimento que iria mudar o rumo da sua  vida profissional. Porém, a vida é cheia de surpresas, algumas boas e outras ruim... Antes de iniciar a sua temporada no Japão ela tinha uma viagem marcada com a família para Foz do Iguaçu, no dia marcado enquanto Alana guardava as malas no carro, um carro desgovernado lançou seu corpo a alguns metros despedaçando seus sonhos e destruindo sua vida.

Martin um sobrevivente de uma tentativa de suicídio, um jovem que não tem expectativas com nada nem ninguém, vive em uma família toxica, uma mãe ausente e um padastro que o tortura de todo jeito, lhe humilha, espanca e abusa. Para Martin a vida é um inferno, não há saída, não há um futuro. De um jovem alegre Martin se torna um adolescente cheio de raiva, desconta em sua pele toda a angustia que sente. Porém, sua vida passa a mudar quando conhece na escola uma garota; desajeitada, de olhar triste e rejeitada pela a classe, seu nome era Alana a garota mais linda que ele já tinha visto na vida.

Quando Tudo Ruir conta a história de dois jovens quebrados, sem esperança de um futuro unidos  pelo o amor.

Quando tudo Ruir é o primeiro contato que eu tive com a autora Lola Salgado, apesar de eu ter o livro: O sol em Júpiter. A história é carregada de emoção, uma trama pesada e que nos faz refletir. Intercalando capítulos um hora Alana e outra Martin, conhecemos mais intimamente esses personagens e o que levou eles ao estágio da depressão e o desejo de morrer. Alana inicialmente domina o enredo, enquanto Martin timidamente ganha espaço na história e do meio pro final ele se sobressai  dominando.

A história de ambos é triste, não tem como eu dizer qual do dois mais sofreu. Martin passou 10 anos sofrendo abusos e maus tratos e Alana teve sua carreira de modelo destruída (isso é que a personagem sente) por conta do acidente que levou a amputação da sua perna. Foram capítulos do mais puro desespero por parte dela, não consigo nem me imaginar em uma situação como essa, de uma menina doce, alegre com uma autoestima lá em cima, para uma garota rancorosa, triste e sem expectativas, não foi fácil para Alana se aceitar após o acidente. 

Conhecer Martin foi como se Alana se redescobrisse novamente e meio que fez ela perceber que a dor que sentia não era maior do que a dos outros, pois aquele garoto a sua frente passava por sofrimentos dolorosos que também deixavam marcas no corpo, que também destruía seus sonhos, sua vida, sua alma.

Gostei muito da escrita da autora, pelo menos nesse livro (já que é o primeiro que leio dela) senti que Lola consegue descrever emoções que são difíceis até de falar, imagina decodificar em palavras. Com toda certeza esse livro vai estar na minha lista das melhores leituras desse ano, a capa é linda, assim como a diagramação do e-book. Não consigo descrever as emoções que senti enquanto lia o livro, senti raiva, indignação, nojo, tristeza, medo, amei e odiei.

Enfim, se você gosta de flutuar em um mar de emoções Quando tudo Ruir é uma ótima opção de leitura. O único ponto fraco que achei, mas vou logo adiantando que não tem nada haver com o enredo em si, mas com o e-book, o livro físico tem 568 páginas, enquanto que, o e-book tem milhares de posições (kindle) por conta dessas milhares de posições a leitura ficou um pouco cansativa, os capítulos faltaram não terminar, por mais que a história estivesse maravilhosa, levei duas horas para concluir dois capítulos, além disso li pelo celular o que tornou minha leitura ainda mais lenta.


Nenhum comentário

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras