Resenha: Summer Love - Guilherme Tironi


Se alguém lhe dissesse que seu fim está próximo, você viveria cada dia lentamente, como um inverno rigoroso, ou viveria com uma rapidez inexpressiva, como em um verão miseravelmente quente?
A vida de Zach teve seu fim recentemente marcado e transformada de uma crescente inércia em uma montanha russa de sentimentos quando mudou de escola.
De uma forma inesperada e inesquecível, foi colocado perante a amizade e o amor. Joe e Hasley lhe mostraram que, mesmo que algo tenha um fim, esse ALGO pode ser incrivelmente infinito.
As melhores coisas da vida são como chuvas de verão: chegam de repente, avassaladoras e intensas, deixando rastros inesquecíveis e marcantes.



ISBN-10: 8593077153
Ano: 2018 / Páginas: 276
Idioma: português
Editora: Sinna





Não foi uma resenha fácil de escrever, até porque inicialmente tive que lutar contra o meu preconceito com esse tipo de gênero literário: sick-lit. Para quem não conhece copiei e colei trecho do artigo do site Info Escola que explica sobre esse subgênero.

[...] No início de 2013 notou-se uma prevalência de narrativas tristes, melancólicas, algumas até bem depressivas. Os primeiros lugares dos mais vendidos em veículos como “The New York Times” foram cedidos para livros como ‘A culpa é das estrelas’, de John Green, e As vantagens de ser invisível, de autoria de Stephen Chbosky. [...]Críticos e classificadores de plantão já colaram uma etiqueta não muito lisonjeira nestas obras – sick-lit, que no idioma português pode ser traduzido como ‘literatura enferma’ ou ‘doentia’. Cabem neste segmento enredos protagonizados por criaturas mergulhadas em enfermidades sérias, jovens depressivos, anoréxicos, pelos que já cederam à tentação do suicídio, ou por qualquer outro distúrbio que atinja crianças e adolescentes. Fonte: https://www.infoescola.com/literatura/sick-lit/
Em Summer Love conhecemos o adolescente Zach que por conta de um câncer, ele vivi uma vida reclusa, de casa para o hospital e vice e versa. Porém, ele resolve que tá na hora de tentar ter uma vida de um adolescente comum, mesmo com toda a sua limitação Zach volta a frequentar a escola, apesar de que seus pais não tenham concordado.

"faça de seus dias um infinito diferente e a cada dia você viverá infinitamente um finito infinito."

Tímido, seu único amigo é o seu diário onde escreve seus pensamentos, sentimentos e contos. Mas mesmo não querendo se enturmar ele conhece Hasley uma garota que inicia uma conversa e que aos poucos se torna sua melhor amiga, ouvem músicas juntos, falam o que sente, compartilha seus anseios e desejos. Zach com o tempo descobre que sua amiga também tem câncer e o pior de tudo a negligencia que ela sofre por parte dos pais.

“Abrace os amigos de verdade. Você sabe quem são. Não force, não corra atrás e não implore. Os de verdade estarão com você e você sabe disso.”
Algum tempo depois Zach e Hasley conhece Joe, um garoto que joga no time de futebol da escola. De dupla passam a serem um trio de amigos bem diferente. É nesse momento que Zach passa a descobrir sua sexualidade, pois passa a sentir sentimentos forte para com Joe que também passa a corresponder, claro que existe um dedo, ou melhor um cupido entre eles, Hasley se torna a madrinha  que abençoa o relacionamento dos dois. 

Zach, Hasley e Joe passaram por vários momentos juntos, alguns serão de pura felicidade, enquanto outros é de apertar o coração.

Ainda não tenho palavras para descrever qual foi a minha sensação ao ler o livro, acredito que ele me impactou muito. Após perder minha mãe para câncer e depois outras pessoas, tenho muito receio em ler livros que tenham personagens com a mesma doença, porque me faz lembrar dos momentos que foram bastante difíceis na minha vida. Até porque o Câncer não afeta apenas o portador mas como a família inteira.

Então até hoje corro longe de livros, séries e filme que tenham como tema essa doença. Não vou esconder que quando iniciei a leitura e descobri que Zach e Hasley tinham essa doença, a minha vontade foi abandonar, mas algo na escrita do autor me fez continuar. Senti que ele foi muito poético e sensível para tratar sobre esse tema. Até porque a história é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Zach, os capítulos são divididos por dias em ordem decrescente, representando que a hora de Zach partir está chegando, pois os médicos já alertaram que ele não tinha muito tempo de vida.

Na medida que eu ia lendo, uma angústia foi me dominando, pois eu  não queria acreditar que aquele garoto fofo iria partir. Mas o autor criou um enredo mirabolante, me chocando em cada momento. Enfim, Summer love é um livro difícil de se resenhar, porque o leitor é levado para uma montanha russa de emoções.

No final da leitura aprendi que Summer Love não fala sobre o câncer em si, ele é apenas um pano de fundo. O enredo fala sobre amizades, amor, aceitação e empatia. Guilherme Tironi conquistou meu coração, ele soube criar um enredo complexo mas ao mesmo tempo cheio de ensinamentos.




Um comentário

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras