O que é Distopia?






Não sei vocês mais atualmente existem tantos gêneros e sub-gêneros na literatura que fica até difícil acompanhar. Se você assim como eu fica perdido(a) com todas essas nomenclaturas o post de hoje é pra você!


Se você é um leitor com certeza conhece o livro - Laranja Mecânica ou 1984, de George Orwell. Então, grande parte dos livros consideradas obras literárias que conseguiram conquistar o público no século 20 são distópicas.

Distopia (Vou explicar com às minhas palavras) é uma utopia (lugar ou estado ideal, de completa felicidade e harmonia entre os indivíduos.) que não deu certo.

O termo “distopia” foi ideia do pensador John Stuart Mill, que em 1868 sentiu necessidade de uma palavra que explicasse bem o suficiente a inversão dos valores utópicos de Morus na era industrial. Mas seu pioneiro veio mais de cem anos antes: o escritor anglo-irlandês Jonathan Swift com suas Viagens de Gulliver. ( Fonte: revista galileu)

Uma distopia, portanto, é, uma história com uma lição. Em geral, envolve a denúncia de regimes ditatoriaistirânicos autocráticos. Mas, mais do que isso, é uma janela escancarada para as consequências de qualquer tentativa de moldar e dar direção a algo tão plural quanto a civilização. 

Vamos conhecer alguns livros distópicos?


Resultado de imagem para viagens de gulliver

 Este livro conta a história de Lemuel Gulliver, um médico aventureiro que abandonou sua família, na Inglaterra, para desbravar novas terras, que depois de naufrágios e tormentas, acaba aportando em terras muito estranhas. Ele vai a Lilipute, onde as pessoas não medem mais de 15 centímetros; depois chega a Brobdingnag, onde as pessoas têm a altura de torres de igreja; e vai ainda ao País dos Houyhnhnms, onde os habitantes mais importantes são cavalos, não homens.










Resultado de imagem para Wells publica A Máquina do Tempo Não só narra uma das primeiras viagens no tempo da ficção, mas também retrata a Terra do ano 802.701.















Resultado de imagem para Admirável Mundo NovoToda a população passa por um condicionamento biológico e psicológico que garante submissão absoluta à uma sociedade de castas. A obra de Huxley, hoje, soa profética ao prever os avanços da ciência contemporânea na tecnologia reprodutiva e na manipulação genética.  













Todos esses livros distópicos passam uma mesma lição; Ninguém consegue criar uma sociedade perfeita, não importa á época ou lugar, sociedade é feita por humanos falhos. Espero que tenham gostado do post de hoje, eu mesma me interessei em ler: As viagens de Gulliver e a Máquina do tempo,livros esses que foram escrito a tanto tempo, porém são atemporais!








29 comentários

  1. Achei super original seu post e gostei bastante da proposta de agregar conhecimento. Excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula, muito obrigada, acho que os blog literários realmente tem que propagar não somente resenhas, mas outros assuntos que agregam conhecimentos para os leitores.

      Excluir
  2. Atualmente, tu encontra fazendo muito sucesso The Handmaids Tale, entre outros claro. Distopias realmente estão muito em moda e os livros indicados aí - tanto quanto seus autores - são maravilhosos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vocês as distopias realmente fazem sucesso e isso não é de agora!

      Excluir
  3. Hummm... Que interessante, adorei saber o conceito de distopia e as referências distópicas. A máquina do tempo parece interessante...

    ResponderExcluir
  4. Sempre é bom aprender mais um pouco, narrativas sobre distopia rendem histórias interessantes e que geram reflexão. Gostaria de ler A Máquina do Tempo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Wanderléa!
    Eu já li várias distopias, desde que voltei a ler com mais frequência. Li, inclusive o Laranja Mecânica, que eu amei e li O Senhor das Moscas, que gostei muito, mas que assusta bastante pelo enredo. Também me lembro de ter lido A Revolução dos Bichos. Sua postagem está ótima, mesmo porque, muita gente tem lido mesmo algumas boas distopias! Eu tentei ler Admirável Mundo Novo e cheguei a ler mais de 50% dele, mas ficou chato depois disso e não cheguei a terminar. Mais para frente tentarei novamente!
    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adriana! fico feliz que tenha gostado, tenho receio em ler Laranja Mecânica assistir alguns trechos do filme e me assustou um pouco, tenho muita vontade de ler A revolução dos Bichos é um livro muito aclamado.

      Excluir
  6. Olá!
    Adorei sua postagem! Há alguns dias atrás fiz uma lista de 5 distopias clássicas e apesar de eu ter explicado o que era uma distopia lá, muitas pessoas disseram que nunca tinham ouvido esse termo! O_O
    Incrível né hahaha
    PS: preciso reler As viagens de Gulliver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea, realmente é comum alguém não saber ou conhecer esse termo distopia, apesar de ser bem antigo, mas é até normal, por isso que sempre é bom ter este tipo de postagens em blogs literários.

      Excluir
  7. Oi
    muito legal seu post,gosto muito de aprender conhecer coisas novas,são sempre bem vindas,adorei conhecer esses livros,vou salvar aqui para eu quando tiver um tempo procurar para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alzinete,

      Fico feliz que tenha gostado, assim que ler algum volte e me diga o que achou.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Wanderléa! Eu AMO distopia, tenho várias. É um gênero, que se formos olhar, tem tanta coisa com possibilidade de acontecer que é assustador. Senti falta de tantos exemplos aqui, porque tem MUITAS séries atuais, sendo Jogos Vorazes a mais famosa. Não sei se é porque eu amo mesmo e leio vários, mas esperava uma listona hahaha Mas adorei ver alguém falando e apresentando o gênero! Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Raíssa, nossa da próxima vez vou acrescentar os mais atuais,e espero contar com a sua ajuda, pois eu mesma não leio tanto distopia. beijos

      Excluir
  10. Muito legal o post!
    Poxa, curto d+ estes posts q nos ensinam algo, principalmente técnico!
    Concordo d+ com o seu conceito!
    E adorei as indicações!
    Vou ler d+.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,

      Que Bom que gostou, espero postar mais assuntos que agrade meu público.,

      Excluir
  11. Olá! Concordo, ultimamente tem saído tantos livros que se passam em distopias que menina hahah.. Mas é um gênero que eu simpatizo justamente pelas lições que trás nos enredos.. E é incrível como esse tipo de leitura nos deixa pensativo sobre a possibilidade daquilo realmente acontecer haha

    Muito bacana seu post, pois eu sou perdidona com esses subgêneros da literatura haha!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Que bom que meu post te ajudou, realmente dá para ficar com medo pois são tantas realidade criadas que as vezes algumas chegam a serem reais.

      Excluir
  12. Eu curti muito texto do tipo que nos ensina algo sempre mais...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Robson, fico feliz que tenha gostado, espero ter sua presença sempre;.

      Excluir
  13. Só conhecia "As viagens de Gulliver" no filme, em que o personagem principal é bem diferente do personagem do livro.
    Também não conhecia o termo "distopia", e irei pesquisar mais sobre, me interessei sobre o assunto.
    Pelo que entendi, diferente de Utopia, em que há uma perfeição, uma fantasia, Distopia é o oposto, em que nada é harmônico, mas sim cheio de falhas, defeitos, imperfeições? Irei pesquisar, me interessei sobre o assunto mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcos, distopia é uma uma sociedade que deu errado, e Utopia é um lugar perfeito, sempre é bom pesquisar, pois assim aprendemos mais, depois volte e me diz o que aprendeu. beijos.

      Excluir
  14. Infelizmente o ser humano não consegue aprender com os erros do passado, por isso é que é tão importante aprender história na escola!
    Estamos sempre a tentar criar utopias, e no fim, dão errado!
    Um beijo
    Triptofano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Triptofano, concordo com seu ponto de vista, o ser humanos sempre tentar criar porém dificilmente acerta.

      Excluir
  15. Olá, Wanderléa!
    Amo tanto esse gênero, dos clássicos aos atuais. É uma área tão ampla, que acredito se adaptar a todos os leitores. É mágico ter vários pontos de vista sobre futuros em que as coisas não deem tão certo, oferecendo a chance da gente analisar para qual caminho estamos indo.
    Adorei o post!

    Abraço,
    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio, gostei muito do seu ponto de vista, é uma forma de aprendermos, quem disse que literatura não pode ajudar? Ajuda e muito!

      Excluir
  16. Sou fã de H.G Wells, A Máquina do Tempo é um dos meus livros favoritos. O tema distopia é bem legal, tem outras obras sobre isso que eu quero ler, tipo aquela do tal big brother.

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras