Estou decepcionada com o livro A lenda do cavaleiro sem cabeça e outros contos .


A Lenda original do Cavaleiro sem Cabeça em uma edição comemorativa com capa dura
Inclui os contos extras: Rip van Winkle, O Noivo Espectral e O Diabo e Tom Walker
Ichabod Crane, um sujeito esguio e supersticioso,  viaja até uma vila chamada Sleepy Hollow para exercer seu ofício de educador. Lá, compete com o valentão Brom Bones pela mão de Katrina Van Tassel, filha única do rico fazendeiro Baltus Van Tassel. Porém, saindo de uma festa em uma noite de outono, Crane é perseguido  por um suposto fantasma conhecido como Cavaleiro sem Cabeça. É o momento de descobrir se a lenda do Soldado Hessiano, que cavalga em busca de sua cabeça perdida, é verdadeira. 


Editora: Wish 

Página: 192 Ano:2020

Classificação:




 É obvio que eu iria me decepcionar com o conto, pois eu sou fã da adaptação cinematográfica de 1999 com Johnny Depp e Christina Ricci, desculpa a minha ignorância, nunca imaginei que o filme fosse inspirado em um conto clássico, até a editora Wish aparecer!


Washington Irving [Wikipédia]

Washington Irving foi um escritor, biógrafo, ensaísta, historiador e diplomata dos Estados Unidos, do início do século XIX. Ficou conhecido por seus contos "The Legend of Sleepy Hollow" e "Rip Van Winkle", os quais foram publicados no livro The Sketch Book of Geoffrey Crayon, Gent, de 1819. Suas obras históricas incluem biografias de George Washington, Oliver Goldsmith e Maomé, além de vários acontecimentos do século XV na Espanha que tratam de assuntos tais como Cristóvão Colombo, os mouros, e Alhambra. Irving também serviu como embaixador dos Estados Unidos na Espanha entre 1842 e 1846. Ele fez sua estreia literária em 1802 com uma série de cartas para o jornal Morning Chronicle, escrito sob o pseudônimo de Jonathan Oldstyle. 


Foto https://www.editorawish.com.br/products/a-lenda-do-cavaleiro-sem-cabeca-e-outras-historias

A Lenda original do Cavaleiro sem Cabeça em uma edição comemorativa com capa dura, incluindo os contos extras: Rip van Winkle, O Noivo Espectral e O Diabo e Tom Walker

O Cavaleiro sem cabeça: Essa é a primeira vez que leio o conto original, a decepção não foi pela a obra, mas por pensar que eu iria ter em mãos a história do filme. Apesar do conto não ter em partes a mesma "história" isso não tira o brilhantismo dele, pelo contrário, adorei conhecer o enredo original, na verdade todos os contos são interessantes principalmente o último: O Diabo e Tom Walker.

Os contos são curtos e muito fácies de ler e entender, sabemos que às vezes ler um clássico pode se tornar uma experiência estressante, principalmente se a escrita do autor for muito floreada ou rabiscada, mas nesse livro (edição) isso não acontece!

Os contos dão medo?

Da minha parte, o medo passou longe, acredito que o  objetivo não é assustar o leitor, mas entreter. Ao finalizar a leitura do livro, fiquei me perguntando o por que de não ter lido antes, e principalmente por que não fui apresentada na época de escola. Apesar de ser um livro de outra época, o enrendo é atemporal, a sociedade evoluiu e se modificou, mas, o medo e às superstições continuam as mesmas.

Estou muito feliz por ter financiado o livro, a editora Wish caprichou muito nesta edição e apesar da leve "decepção (risos)" - culpa minha - esse livro é de uma enorme riqueza. Adorei conhecer o autor e sua escrita, saber que ele mesclou lendas com fatos Históricos só me fez amar ainda mais os contos.

Essa edição conta com ilustrações dos livros antigos. 

endereço da foto: https://cdn.shopify.com/s/files/1/0123/4472/1504/products/DIAGCAVALEIRO5_720x.jpg?v=1598152056

As ilustrações torna o livro ainda mais mágico, e claro, contribuem para tornar o clima do livro mais gótico e sombrio. E ainda tem os textos de apoio Prefácio de Oscar Nestarez e introdução de Jim Anotsu que ajudam muito a compreender e conhecer o autor.

aqui vai uma dica - se assim como eu você não conhecia o autor e muito menos os seus contos, sugiro  pular essa duas partes e iniciar a leitura dos contos, após você ter lido volte e leia, assim você entenderá e absolverá conhecimentos e curiosidades sobre o autor e suas obras.




Nenhum comentário