Literatura fantástica evoca o despertar da voz feminina

 Romance "Val nas Alturas" é uma metáfora sobre os universos internos que cada pessoa pode acessar em busca de paz, coragem e amor-próprio

Em um mundo de neurose coletiva, guerra e desesperança, a escritora e cineasta TS Martins propõe uma jornada aos recantos interiores esquecidos em cada um. No romance Val nas Alturas, que marca sua estreia na literatura, uma pergunta se desenha para os leitores nas entrelinhas: em que ponto do caminho as pessoas se esquecem delas mesmas? Em idas e vindas, a protagonista se lança em uma busca quase metódica por uma liberdade espiritual que às vezes pode ser aterradora.

Val é mãe solo que, após enfrentar difíceis percalços na vida, encontra-se em meio a um processo de autodescoberta, evolução espiritual, resgate feminino e encontro com a própria voz, que impactará diretamente no próprio bem-estar e no das pessoas ao seu redor.

Depois de se tornar mãe e combater uma doença grave, ela recorre a tratamentos alternativos, como acupuntura, ioga, hipnose e meditação, em busca de uma cura para o seu ser. Aos poucos, começa a se sentir bem melhor, e deseja ainda mais desta felicidade. Mas, principalmente, Val se dá conta de que as boas vibrações impactam diretamente tanto em si mesma quanto no mundo à sua volta. É quando conhece Nora, uma mística que lhe aponta novos caminhos, como as aulas de canto, para encorajá-la a resgatar e fazer ecoar a própria voz junto de outras mulheres.

Durante este ciclo de libertação, descobertas e restauração da esperança, TS Martins explora a capacidade humana de mudar e transformar a realidade. Ao longo da narrativa, Val mergulha em cada aprendizado e avança nas práticas espirituais, a ponto de ser transportada a outras dimensões. Nestes “universos” ela encontra paz, coragem e determinação para ser alguém melhor.

O que é mais assustador? Que não haja nada depois da vida ou que haja alguma coisa? Ela queria simplesmente existir e ser feliz. Mas por que sempre se levantava uma questão, como um zumbi que ressurge depois do fim, sem permitir que haja mesmo um fim? O que será melhor: acreditar que tudo se acaba ou que continuamos pela eternidade? As duas hipóteses pareciam sombrias demais para Val. A existência parecia aprisioná-la nos seus paradoxos. Acabar de vez ou prosseguir para sempre, em Samsara? Ser tudo ou ser nada? Val estava cada vez mais convencida de que queria apenas ser Val. E não pensar mais nada daquilo. Mas Val sempre havia pensado. Se não pensasse não seria Val. Que dilema. (Val nas Alturas, p. 24 e 25)

Ao transitar pelos campos espiritual e filosófico, esta ficção oferece ao leitor a possibilidade de avaliar as próprias experiências de vida. Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, TS Martins compartilha em Val nas Alturas o fascínio pela redescoberta espiritual e lembra que a busca pelo sentido nem sempre é um caminho fácil, principalmente quando se está fragilizado.

FICHA TÉCNICA

Título: Val nas Alturas
Autora: TS Martins
ISBN: 978-65-587259-1-6
Páginas: 192
Formato: 14,8 x 21 cm
Preço: R$ 55,33 (livro físico) ou R$ 23,90 (Kindle)
Onde comprar: Clube de Autores e Amazon

Sobre a autora: Julia Martins é o nome por trás do pseudônimo TS Martins. Cineasta e escritora, ela é Doutora e Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. É formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), com intercâmbio em Tóquio - Japão. Natural de São Paulo capital, foi criada entre Brasília e o Rio de Janeiro. Atualmente, reside no Espírito Santo.

Após longa passagem pelo cinema, como montadora e diretora sobretudo de documentários – “Transcendendo Lynch”, (2009), "Rua dos Bobos” (2010), "Caminho do Meio" (2014) e "Antártica por um ano" (2019) –, desde o fim da pandemia passou a se dedicar à escrita de ficção. Val nas Alturas é o seu primeiro romance.

Instagram: @tsmartins.autora

Nenhum comentário

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras